Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você começou a trabalhar antes de 1994? Então veja como fica a sua aposentadoria

Se você contribui desde antes de 1994, é possível solicitar aposentadoria de pelo menos duas formas! Confira os detalhes.

O Plano Real de 1994 não apenas representou um marco na estabilização econômica do Brasil, mas também teve implicações profundas no processo de aposentadoria de muitas pessoas. Dessa forma, pode-se dizer que o ano de 1994 foi um divisor de águas na história do Brasil.

Sendo assim, se você ingressou no mercado de trabalho antes desse marco, é crucial compreender como isso pode influenciar sua aposentadoria. Continue a leitura e fique por dentro!

Papel com a palavra "aposentadoria" colocado em cima de uma carteira de trabalho, uma calculadora e uma nota de cem reais.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Mudanças após 1994

O cenário das aposentadorias no Brasil passou por transformações significativas em decorrência da transição do Cruzeiro Real para o Real como moeda oficial. Desse modo, o cálculo previdenciário passou a considerar os salários de contribuição a partir do momento em que o Real foi adotado, ou seja, a partir de julho de 1994.

Isso significa que as contribuições anteriores a essa data foram mantidas no cálculo do tempo de contribuição, porém seus valores não foram considerados. Essa decisão foi motivada pela complexidade de converter valores em meio à alta inflação que vigorava no país naquela época.

Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre o processo de aposentadoria para quem já contribuía antes dessas mudanças. No entanto, é possível fazer o pedido normalmente ao INSS.

Você contribui antes de 1994? Confira como solicitar sua aposentadoria

Como explicado acima, se você é trabalhador sob o regime CLT desde antes de 1994, os valores antes do Plano Real não serão levados em consideração. Assim, existem formas para solicitar sua aposentadoria. São elas a aposentadoria por tempo de contribuição e a por idade. Nos links, você pode entender como solicitá-las.

Revisão da vida toda

Mesmo com essas opções, muitos trabalhadores se sentem lesados quanto ao valor da sua aposentadoria. Isso porque, ao solicitar para o INSS e ter o benefício aprovado, percebem que o valor está muito abaixo do esperado.

Então, caso você tenha tido remunerações expressivas antes de 1994, pode valer a pena solicitar a revisão da vida toda. Esse pedido é feito para verificar, justamente, os valores contribuídos antes do Plano Real e incluí-los, se for o caso, no cálculo da sua aposentadoria.

Veja também:

É necessário pagar as dívidas de um parente falecido?

Porém, fique atento! Se os valores que você recebia não eram tão expressivos, consulte um advogado previdenciário para verificar se realmente vale o pedido. Pois, caso aprovado, pode diminuir o valor da sua aposentadoria.

Você pode solicitar tanto a sua aposentadoria como o pedido de revisão por meio do site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e IOS. Além da central 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com