Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central vai aumentar a Selic para frear a inflação no Brasil

A expectativa é que a taxa Selic aumente para 4,25%.

0

O Banco Central (BC) pretende aumentar hoje (16) a taxa básica Selic pela 3ª vez consecutiva. A estimativa é de uma aumento de pelo menos 0,75 ponto percentual. Dessa forma, a Selic deve chegar a 4,25%. De acordo com o BC, a intenção, diante dos sinais de recuperação da economia, é frear a inflação.

É provável que você goste também:

Santander cria linha de crédito exclusiva para comprar bicicletas

Itaú lança cartão online para pagar assinaturas, como iFood e Netflix

Seja membro

Banco BV diz que Selic vai chegar a 6,5% no início de 2022

Banco Central vai aumentar a Selic para frear a inflação no Brasil

Desde março, o BC realizou dois aumentos de 0,75 ponto na taxa Selic, a qual estava em seu mínimo histórico de 2% desde agosto de 2020. A intenção na época era estimular a atividade econômica durante a primeira onda da pandemia de covid-19. 

Em maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, afirmou que faria “mais um ajuste da mesma magnitude”, no mês de junho, com o intuito de controlar a inflação. No entanto, essa declaração não impediu que a inflação seguisse crescendo. 

Em outras palavras, durante 12 meses (de maio de 2020 a maio de 2021), a inflação atingiu 8,06%. Esse nível é o maior desde setembro de 2016. Além disso, está bem acima do centro da sua meta anual de 3,75%, e do seu teto, de 5,25%.

Atualmente, as projeções para 2021 são de 5,82%. Já a projeção para 2022 também supera o centro da meta de 3,50% fixada para o ano. Dessa forma, muitos especialistas acreditam que o Copom pode aumentar a Selic em um ponto, ou seja, para 4,50%.

Em suma, o Copom pode romper com a sua política “estimulativa”. É dito isso, pois o PIB brasileiro ultrapassou expectativas no 1º trimestre ao ter um crescimento de 1,2% em comparação ao trimestre anterior. Por fim, a expectativa de crescimento do país passou de 3% no início de 2021 para quase 5%. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Monster Ztudio / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.