Recentemente, o governo federal anunciou duas novas modalidades de saque do FGTS – o saque imediato e o saque aniversário. Entretanto, muitos trabalhadores ainda têm muitas dúvidas sobre o saque do FGTS e tem perdido tempo indo até uma agência da estatal. Uma delas é sobre a necessidade de avisar a Caixa Econômica Federal se não quiser sacar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Tire aqui as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

FGTS: o que é SAQUE DEP COD 50 e SAQUE JAM COD 50?

Nubank revela qual foi o grande investimento feito que fez ficar ausente das redes sociais.

É preciso avisar a Caixa que você não quer sacar o FGTS?

Primeiramente, vamos explicar o que significa cada uma das novas modalidades de saque do FGTS:

  • Saque imediato: possibilita o saque de até R$ 500 de cada conta, ativa ou inativa (de empregos antigos). Não perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
  • Saque aniversário: nova modalidade de saque que deve ser implementada somente em 2020. O trabalhador terá a opção de sacar uma parte do FGTS todos os anos, mas perde o direito de sacar o dinheiro do FGTS se for demitido sem justa causa.

Agora, vamos esclarecer algumas dúvidas que restaram em relação ao saque imediato, que começa a ser pago a partir de setembro de 2019. Os saques devem ser liberados de acordo com o calendário logo a seguir.

  • Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril recebem a partir de 13/9/2019
  • Nascidos em maio, junho, julho e agosto recebem a partir de 27/9/2019
  • Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro recebem a partir de 9/10/2019

Tem poupança na Caixa e não quer sacar o FGTS?

Todavia, quem possui poupança na Caixa receberá os depósitos automaticamente. O prazo para solicitar o desfazimento do crédito automático encerrou no último domingo (25). Leia este artigo aqui. A regra se aplicava também para aqueles que tinham conta corrente e que gostaria de receber o crédito automático em conta. Neste caso, o prazo expirou.

Entretanto, ainda tem como não sacar o FGTS. Portanto, quem tem conta poupança na Caixa e não desejar sacar os valores deverá informar ao banco até o dia 30 de abril de 2020 que prefere manter o dinheiro no Fundo de Garantia. Neste caso, é necessário ir presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal e informar.

Não tem conta na Caixa e não quer sacar o FGTS?

Se você não possui conta na Caixa e não quer sacar o FGTS, não precisa fazer nada. Simplesmente basta não sacar o dinheiro presencialmente, que ele continuará na sua conta do FGTS.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.