Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Azeite de oliva está caro? Confira 4 opções saudáveis para substituir

Compreenda as alternativas acessíveis ao azeite de oliva em tempos de preços altos. Descubra opções saudáveis e econômicas agora mesmo!

Recentemente, o aumento expressivo no preço do azeite de oliva extra virgem provocou uma verdadeira busca por alternativas saudáveis que mantenham o hábito alimentar sem pesar no bolso. Com crescimentos acima de 50% no último ano, a necessidade de encontrar opções acessíveis e benéficas à saúde tornou-se mais premente.

O azeite de oliva é amplamente conhecido por seus benefícios à saúde, como a melhoria da função cardíaca e a prevenção de doenças crônicas. No entanto, com a alta no preço, muitas pessoas precisam encontrar alternativas mais econômicas que ofereçam propriedades nutricionais semelhantes ou até superiores.

Quatro ótimas substituições para o Azeite de Oliva

Azeite
Imagem: DUSAN ZIDAR/ Shutterstock.com

1. Óleo de Amendoim

Considerado uma escolha robusta devido à sua estabilidade em altas temperaturas, o óleo de amendoim é rico em vitaminas E, B1 e B2. Essa alternativa de substituição não altera o sabor dos alimentos durante o cozimento, o que o torna ideal para frituras e assados.

2. Óleo de Gergelim

Com um custo de produção relativamente baixo, em comparação com o azeite, e facilidade de adaptação às mudanças climáticas, o óleo de gergelim tem sido apontado como uma substituição viável. Além dos ácidos graxos essenciais, este óleo é rico em bioativos que podem auxiliar na redução de problemas cardiovasculares.

3. Óleo de Coco

O óleo de coco, rico em ácidos graxos e antioxidantes, apresenta propriedades antivirais e antibacterianas. É conhecido por sua versatilidade, sendo utilizado tanto em pratos quentes quanto frios, podendo substituir a manteiga em receitas veganas.

4. Azeite de Dendê

Este óleo não apenas suporta altas temperaturas, mas também é rico em ômega 6 e 9, além das vitaminas A e E. O azeite de dendê é conhecido por fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce.

Adotando a mudança na cozinha

Substituir o azeite de oliva em suas receitas por outras opções saudáveis pode ser uma excelente maneira de adaptar-se às flutuações do mercado sem sacrificar os benefícios nutricionais e o sabor da comida. Explorar diferentes óleos vegetais pode enriquecer ainda mais sua experiência culinária, abrindo portas para novos sabores e texturas.

Veja também:

Banco do Brasil lança simulador de Drex: Entenda a nova moeda digital

Sempre é recomendável realizar mudanças na sua dieta com o acompanhamento de um profissional de saúde qualificado, como um nutricionista ou nutrólogo. Eles podem oferecer orientações personalizadas que se alinhem perfeitamente às suas necessidades individuais e objetivos de saúde, garantindo assim resultados mais eficazes e seguros.

Imagem: DUSAN ZIDAR/ Shutterstock.com