Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil inicia renegociação de dívidas do FIES

Novo programa de renegociação de dívidas do FIES pode gerar desconto de até 100% em alguns casos. Confira detalhes!

A partir desta quarta-feira (8), o Banco do Brasil iniciará o processo de renegociação das dívidas em atraso do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o projeto de financiamento do governo para o ensino superior. O programa de renegociações irá facilitar a quitação dos débitos estudantis.

Dessa forma, de acordo com uma resolução recente, publicada no Diário Oficial da União, as dívidas poderão ser renegociadas com descontos que podem chegar a até 100% nos juros e multas. Já na quitação integral do contrato, há um desconto de até 99% no valor total da dívida.

Quem poderá participar do programa?

Os estudantes com dívidas do FIES vencidas por mais de 90 dias, até 30 de junho deste ano, terão a oportunidade de renegociar suas pendências com vantagens significativas através do programa. Assim, um desconto de 100% será aplicado sobre os encargos, além de 12% no valor principal para pagamentos à vista. 

Na imagem, computador com a página do FIES aberta na tela.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Portanto, eles também podem parcelar o pagamento em até 150 prestações, com um desconto de 100% nos encargos. Já aqueles com dívidas vencidas por mais de 360 dias, inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, terão desconto de 92%. Por fim, para contratos com a última prestação vencida por mais de 5 anos, o desconto será de 99%.

Veja também:

Rappi quer pegar antigos restaurantes do iFood e fazer entregas em apenas 10 minutos

Outras situações

Em situações onde as dívidas do FIES estavam vencidas há mais de 360 dias em 30 de junho, que não se encaixem em outras categorias, é oferecido um desconto de 77% sobre o valor consolidado, em caso de pagamento integral. Além disso, o BB também destaca que estudantes com pagamentos em dia podem obter um desconto de 12% ao efetuarem o pagamento à vista.

Essas condições aplicam-se aos financiamentos contratados até o segundo semestre de 2017, desde que estivessem em fase de amortização em 30 de junho deste ano. Ademais, o prazo para aproveitar a oportunidade de renegociação se estende até 31 de maio de 2024.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com