Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil lista dicas de segurança para compras online

0

Com a chegada de uma data comemorativa, as pessoas costumam procurar por lojas virtuais para comprar produtos e presentear seus familiares, amigos e conhecidos. No entanto, o ambiente online ainda não é totalmente seguro e criminosos aproveitam a movimentação para aplicar golpes. Por isso, é ideal buscar dicas de segurança.

Sempre comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães este ano vai ocorrer no dia 8. Sabendo que muitas pessoas vão realizar compras online em virtude da data, o Banco do Brasil listou o que deve ser feito para se proteger de ações criminosas.

É provável que você também goste:

Banco do Brasil renova carteira de ações para maio pensando na Selic; confira

Criminosos utilizam o Dia das Mães para praticar golpes virtuais; veja como se proteger

Dicas de segurança para compras online

Muitas pessoas estão se tornando vítimas de criminosos que aplicam golpes em diversos sites e redes sociais. Toda essa movimentação exige que o consumidor fique atento a qualquer mensagem, link ou imagem. Portanto, confira algumas dicas de segurança do Banco do Brasil para compras online!

Criminosos costumam encaminhar mensagens com links para sites falsos para conseguir pegar dados pessoais e informações do cartão da vítima. Por isso, é muito importante não clicar em links, buscando sempre o site oficial da loja.

Checar a segurança do site

Sites confiáveis têm um cadeado que fica localizado no topo esquerdo do navegador. Logo, é dessa forma que o cliente pode confirmar a segurança da plataforma, reduzindo os riscos de se tornar vítima de golpes. Veja abaixo onde o cadeado deve aparecer no navegador.

Imagem: Seu Crédito Digital

Baixar aplicativos de lojas oficiais

Outra dica importante de segurança para compras online é baixar aplicativos em ferramentas oficiais, como Google Play e App Store.

Pesquisar a reputação da loja

Conferir a reputação da loja é mais uma das dicas de segurança. Um cliente deve sempre pesquisar as avaliações do estabelecimento que está interessado em comprar determinado produto. Ele pode acessar sites como Reclame Aqui, Procon ou Junta Comercial. 

Ficar atento aos boletos falsos

É importante estar atento aos boletos falsos, que costumam chegar por e-mail. O consumidor deve verificar se os primeiros dígitos são os mesmos do banco emissor.

Ter cuidado com e-mails e redes sociais

Os golpistas têm feito vítimas através de e-mails e redes sociais fakes. Eles geralmente encaminham promoções mentirosas para enganar. Por isso, o correto é que o consumidor esteja bem atento às mensagens recebidas.

Desconfiar de promoções “imperdíveis”

Conforme já dito, os golpistas encaminham mensagens com promoções para as vítimas. Eles procuram utilizar palavras como “imperdível”, que chamam atenção dos consumidores, além de colocarem preços muito abaixo do mercado. Logo, é preciso desconfiar dessas ofertas. 

Dica extra do Banco do Brasil

A dica extra do Banco do Brasil é que seus clientes optem pelo pagamento com Ourocard-E em compras online. O cartão virtual possui as mesmas vantagens do físico, mas é exclusivo para compras digitais, oferecendo mais segurança para os usuários.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Sulastri Sulastri / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar