O Banco Central do Brasil informou nesta sexta-feira (11) que aprovou o registro de SPC Brasil, Serasa, Boa Vista e Quod como gestores de bancos de dados do cadastro positivo. Agora, será possível a sua implementação em definitivo. Isso significa na prática, que os gestores deverão receber das instituições financeiras todas as informações referentes a operações de crédito, de arrendamento mercantil, de autofinanciamento, bem quaisquer operações de crédito tanto de pessoas físicas quanto das jurídicas.

É provável que você também goste:

Confira 10 razões para você adquirir um certificado digital

Banco Inter e Uber negociam parceria para beneficiar clientes do banco e motoristas do aplicativo.

Nubank está se organizando para oferecer novo serviço de pagamento instantâneo.

BC aprova SPC, Serasa, Boa Vista e Quod como gestores do Cadastro Positivo

Os birôs de crédito utilizarão os dados informados pelas instituições financeiras e irão calcular uma nota de crédito para os consumidores, com base na regularidade do pagamento das contas. Ademais, cabe ressaltar que com essa mudança, serão incluídas contas de serviços básicos, que não eram consideradas no cálculo, como água, luz e telefone.

Posteriormente, os bancos poderão utilizar essa nota de crédito na concessão de crédito aos consumidores. Em tese, é possível que as instituições financeiras possam oferecer crédito muito mais barato para aqueles consumidores que pagam as suas contas em dia, considerando que o risco de inadimplência será obviamente menor.

Cabe ressaltar que o Banco Central determinou que apenas a nota de crédito estará disponível para as empresas que realizarem consultas para concessão de crédito. Para terem acesso a detalhes, como a discriminação de valores eventualmente pagos, será necessária uma autorização expressa do detentor da informação.

E você, o que espera do Cadastro Positivo? Deixe seu comentário logo abaixo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.