Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boa Vista esclarece: Cadastro Positivo vai facilitar aprovação de crédito?

O novo Cadastro Positivo foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em 8 de abril, e deve entrar em vigor em julho de 2019. Como serão grandes mudanças que estão vindo por aí, é normal que os consumidores tenham dúvidas. Para ajudá-lo, entramos em contato com os principais Bureaus de crédito. Especificamente hoje vamos esclarecer com a Boa Vista Serviços, que prontamente nos atendeu. Confira.

É provável que você também goste:

Salário mínimo ideal para sustentar uma família é de R$ 4.385,74.

Credicard ZERO nega demora na aprovação e na entrega de cartões.

Negativado no SPC e Serasa será ainda mais prejudicado com o Novo Cadastro Positivo?

Boa Vista esclarece: Cadastro Positivo vai facilitar aprovação de crédito?

Pablo Nicolas Nemirovsky, que é o superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista nos respondeu a alguns questionamentos. Portanto, confira algumas perguntas e respostas logo a seguir.

Mudanças no Cadastro Positivo

Uma das principais dúvidas dos nossos leitores, refere-se a todas as mudanças que devem ser implementadas com a inclusão automática dos consumidores. De acordo com a Boa Vista, deveremos ter a inclusão de pelo menos 22 milhões de pessoas que atualmente não possuem acesso ao crédito.

“Com a nova lei aprovada, torna-se automática a inclusão de consumidores (pessoas físicas e pessoas jurídicas) no banco de dados com informações de pagamento. A expectativa é que neste novo modelo, o Cadastro Positivo inclua aproximadamente 120 milhões de consumidores, dos quais cerca de 22 milhões são pessoas que atualmente não têm acesso ao crédito ou porque não tem comprovação de renda ou porque não são bancarizadas.”, é o que afirma Nemirovsky ao site Seu Crédito Digital.

Quem já aderiu ao Cadastro Positivo

Com a implementação do Novo Cadastro Positivo, haverá a inclusão automática de milhões de brasileiros. Contudo, atualmente já estão incluídos cerca de 8 milhões de consumidores que já optaram em fazer parte. Afinal o que acontece com eles?

“A única alteração que acontece é de que antes da nova lei, as informações apareciam detalhadas para os credores, e que depois do início de vigência desta nova lei, apenas o score será apresentado, e os detalhes precisarão de autorização específica do consumidor.”, diz Nemirovsky ao site Seu Crédito Digital.

Score de crédito Boa Vista

E com relação ao score de crédito, será que o novo modelo vai impactar? De acordo com a Boa Vista, vai impactar positivamente. Especialmente porque o novo modelo passa a considerar informações de pagamentos em seus cálculos. Ou seja, o consumidor tem a oportunidade de mostrar que é bom pagador.

Se você quiser acessar o seu score na Boa Vista, pode proceder com a consulta diretamente no Portal Consumidor Positivo.

Nome sujo no passado

Outra dúvida bastante recorrente entre os nossos leitores refere-se popularmente ao nome sujo no passado. Ou seja, eventuais negativações no CPF nos Bureaus de crédito, como a Boa Vista. Neste caso, as negativações continuarão sendo consideradas no composição do cálculo do seu score de crédito.

Tem como limpar o nome com o Cadastro Positivo?

Vários sites publicaram exatamente este assunto. Contudo, de acordo com resposta da Boa Vista, o Cadastro Positivo não tem relação direta com limpar o nome. Se um consumidor deixa de pagar uma conta, o credor poderá solicitar a inclusão de seu nome na base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Por fim, perguntamos quais são as expectativas da Boa Vista com o novo Cadastro Positivo.

“A Boa Vista avalia que o Cadastro Positivo será muito benéfico para o Brasil, pois o mercado começará a analisar o comportamento creditício do consumidor não só por meio das informações negativas – de inadimplência, especialmente –, mas também as informações de pagamento. O que tende a tornar muito mais justo e inclusivo o processo de análise e de concessão de crédito no país.”, conclui Nemirovsky.

Considerações finais

Com a entrada de milhões de brasileiros nos bancos de dados dos Bureaus de crédito, existe a possibilidade de que os bons pagadores sejam de fato beneficiados. Portanto, haverá maior justiça na análise de crédito. Principalmente porque muitos consumidores perdem de se beneficiar com as suas informações de pagamento em dia.

Entretanto, ficamos em dúvida se aqueles que já possuem um histórico negativo poderão ser ainda mais prejudicados na composição do seu score de crédito. Todavia, só nos resta aguardar pela entrada em vigor do Novo Cadastro Positivo e torcer para que tudo dê certo. Afinal, são vários países que adotaram este modelo, e ele parece ao menos, ser realmente justo com os bons pagadores.

Enfim, gostou do artigo?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Atenção: artigo elaborado com informações da assessoria de imprensa da Boa Vista. Portanto, caso queira reproduzir de forma parcial ou integral este texto, é obrigatório indicar como fonte este artigo.

Imagem: Boa Vista