Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cadastro Positivo: por que ainda faltam dados dos bancos e empresas?

Desde o início deste ano, bancos e empresas podem consultar o Cadastro Positivo (lista de bons pagadores) que começa a ser construído desde novembro de 2019. Neste momento, são 4 as empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil para receber os dados dos clientes. São elas: SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod. Todavia, muitos consumidores vão consultar os dados do seu Cadastro Positivo e se surpreendem pela falta de informações disponibilizadas pelos bancos e demais instituições financeiras. Afinal, por que ainda faltam muitos dados no novo Cadastro Positivo?

É provável que você também goste:

Parceria entre Banco Inter e Uber dá conta digital a motoristas

Ter muitos cartões de crédito aumenta ou diminui o score?

Banco do Brasil privatizado? Fechamento de centenas de agências e declaração do presidente assusta clientes

Cadastro Positivo: por que ainda faltam dados dos bancos e empresas?

Recentemente, os consumidores passaram a ser informados sobre a inclusão no banco de dados através de notificações enviadas por carta, SMS ou e-mail. Na primeira etapa do novo Cadastro Positivo, somente os grandes bancos e 100 empresas de crédito passaram a compartilhar as informações.

Nos próximos meses, o Cadastro Positivo será ampliado, e passará a receber mais dados de empresas de varejo, telefonia e das concessionárias de água e luz. Dessa forma, mesmo quem não possui conta em banco também será incluído no cadastro de bons pagadores.

Faltam informações: o que fazer?

Portanto, se algumas informações ainda não aparecem para você, fique tranquilo. Essas informações ainda devem ser compartilhadas nos próximos meses. Fintechs como o Nubank ainda não compartilham informação com os bancos de dados dos birôs de crédito. Procurada pela reportagem, a fintech não se manifestou se há um prazo específico para implementação da medida.

Todavia, se você possui conta ou cartão de crédito em um dos cinco grandes bancos brasileiros – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco ou Santander, e não encontrou nenhuma informação de pagamento, precisa entrar em contato imediatamente para que a instituição faça a inclusão destas informações no seu Cadastro Positivo.

Bons pagadores podem ter acesso a crédito mais barato

Conforme foi amplamente divulgado nos últimos meses, a intenção é que os consumidores tenham acesso a crédito mais barato para os bons pagadores. As informações do novo Cadastro Positivo serão consideradas na composição do seu score de crédito, gerando uma nota de crédito de 0 a 1.000. Quanto mais próxima de 1.000 pontos, melhor a sua classificação como bom pagador, com potencial redução das taxas de juros ofertadas pelas instituições financeiras.

Por fim, caso você queira sair do Cadastro Positivo por alguma razão, confira este artigo aqui, com informações mais detalhadas para sair dos bancos de dados de qualquer um dos birôs de crédito. Entretanto, saiba que não recomendamos que faça isso. Muito provavelmente o seu score de crédito poderá ser prejudicado.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Tiko Aramyan via shutterstock