Se você acompanhou, nos últimos meses foi implementado o novo Cadastro Positivo com a inclusão automática dos consumidores. Agora, ao contrário de como era anteriormente, você não precisa mais aderir ao Cadastro Positivo, a sua inclusão passou a ser automática, e se não quiser participar, precisa informar aos birôs de crédito, como SPC Brasil, Boa Vista ou Serasa Consumidor. O Cadastro Positivo interfere diretamente no seu score de crédito, mas o que muita gente não sabe é que existe uma maneira de aumentar o seu score imediatamente, com a ajuda do novo Cadastro Positivo, saiba como fazer isso.

É provável que você também goste:

Governo Bolsonaro quer acabar com o monopólio da Caixa como operador do FGTS.

Cartão de crédito Makro permite comprar tudo a preço de atacado.

alt.Bank, novo rival do Nubank, é um nova conta digital sem anuidade, sem consulta ao SPC e Serasa e paga até R$ 900,00 em comissões mensais

Cadastro Positivo: como dar um upgrade imediato no seu score de crédito

Primeiramente, você precisa acessar o seu Cadastro Positivo e conferir quais instituições financeiras que enviam as suas informações financeiras. Ou seja, administradoras de cartões de crédito e bancos podem informar periodicamente todo o seu histórico de pagamentos.

Vamos nos basear no Serasa Score, que já considera várias informações relacionadas ao seu histórico de crédito. Com a nova reformulação do Serasa Score, é possível visualizar quais grupos que formam a sua pontuação de crédito, e são as seguintes:

Negativações

De acordo com a Serasa, uma negativação é a variável que mais interfere no seu score de crédito. Portanto, se você teve seu CPF negativado e pagou dívidas que estavam vencidas nos últimos 720 dias, isso vai interferir no seu score diretamente. São consideradas nesta análise, dívidas, ações judiciais e protestos.

Consultas

Quanto maior for o número de consultas em seu nome na Serasa, mais o seu Serasa Score será impactado negativamente. Ou seja, um aumento do número de consultas ao seu CPF em um período de 60 dias, quer dizer que implica mais risco de não pagamento de contas. Portanto, utilize o crédito de maneira consciente, evite solicitar crédito ao mercado quando você não estiver precisando.

Crédito

O Serasa Score também considera os diferentes tipos de crédito que você possui com o mercado, como cheque especial, financiamentos, cartões de crédito, entre outros. Se você possui diferentes tipos de crédito é positivo para a sua pontuação, pois indica que possui o Cadastro Positivo aberto e que está conseguindo crédito na praça.

Pagamentos

Por fim, o sistema da Serasa também considera todas as parcelas e faturas pagas nos últimos 12 meses. Portanto, com o Cadastro Positivo ativo é possível aumentar o seu score quanto mais você pagar em dia as suas obrigações. O ideal é conseguir manter 100% das faturas e parcelas pagas em dia nos últimos doze meses.

Dica para dar um upgrade imediato no seu score de crédito

Ao acessar o novo Cadastro Positivo, verifique quais empresas que estão enviando as suas informações. Como o Cadastro Positivo ainda está em construção, é possível que essas informações apareçam em branco para você. Entretanto, se aparecerem estas informações, e faltarem dados de algumas instituições financeiras, entre em contato diretamente com elas, para que estejam encaminhando mensalmente o seu histórico de pagamentos. Isso vai aumentar consideravelmente o seu score de crédito.

Por fim, uma dica adicional é solicitar presencialmente para que os birôs de crédito apaguem o histórico de consultas ao seu CPF. Isso também ajuda na composição da sua nota de crédito.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.