O cartão de crédito sem anuidade do Nubank é um dos mais populares do Brasil e oferece diversas vantagens para os seus clientes, como, por exemplo, o programa de pontos Nubank Rewards. Recentemente, o Nubank, que já oferecia a função débito no cartão físico, adicionou também a opção de gerar um cartão de débito virtual. Isso fez com que algumas dúvidas aparecessem entre os usuários do roxinho. A principal delas é: quem tem cartão de crédito pode gerar cartão de débito virtual do Nubank?

É provável que você também goste:

Caixa vai pagar terceira parcela do auxílio emergencial a 4,9 milhões de pessoas neste sábado.

Itaú Unibanco prorroga vencimento dos pontos e amplia ação de troca por crédito na fatura

Nubank disponibiliza cartão virtual de débito para compras 

Usuários com cartão de crédito podem gerar um cartão de débito virtual do Nubank?

A resposta é NÃO, quem possui o cartão de crédito do Nubank não pode gerar um cartão de débito virtual. Para usar a nova funcionalidade, o usuário precisa criar uma conta digital do Nubank, conhecia antes como NuConta. Lembrando que o cartão de débito virtual do Nubank serve para que os usuários possam pagar suas compras online. Segundo a fintech, a função débito é suportada apenas pelo iFood, Uber, Spotify, Netflix e PayPal.

Como funciona o cartão de débito virtual?

O cartão virtual de débito pode ser gerado diretamente no aplicativo do Nubank. Pelo aplicativo, é possível gerar um código que pode ser copiado diretamente para qualquer loja virtual ou aplicativo que aceite essa forma de pagamento. O número do cartão virtual é diferente do físico e essa funcionalidade é opcional.

Quais as vantagens desse cartão?

Se o cartão físico do Nubank também pode ser utilizado para compras na internet e aplicativos, por que criar um cartão virtual? Bem, a principal vantagem é que ele não utiliza as mesmas informações do cartão físico, ainda que eles compartilhem o mesmo limite e a mesma fatura. O código gerado e o CVV (código de verificação) são diferentes.

Dessa forma, se o usuário perder o cartão físico ou o mesmo for roubado, somente este deverá ser cancelado, pois o virtual possui outro número e código de segurança. Da mesma forma, se o seu cartão virtual for exposto ou teve informações roubadas, você cancela somente ele, sem mudar nada no cartão físico.

Ou seja, utilizar o cartão virtual pode representar uma segurança maior. Além disso, há a questão da praticidade de copiar e colar as informações do app do Nubank, em vez de digitar todas as informações vendo no cartão físico. A função, ainda que opcional, pode ser uma ótima ferramenta para quem faz muitas compras online.

Lembrando que o cartão de débito virtual pode ser apagado a qualquer momento pelo aplicativo, assim como pode ser facilmente bloqueado ou desbloqueado. Para isso, basta clicar na lixeira para deletar e no cadeado para bloquear ou desbloquear, sem precisar falar com um atendente. Após a exclusão, é possível criar outro cartão a qualquer momento.

Como criar um cartão virtual no app do Nubank?

Para criar o cartão de débito virtual, basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, abra o app do Nubank e toque no botão Cartão virtual no carrossel da parte inferior;
  2. Em seguida, digite sua senha;
  3. Toque em Copiar para inserir a numeração na área de transferência para colar em outro aplicativo; também é possível bloquear o cartão virtual ou apagá-lo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Sobre o Autor

Cássio Coelho

Redator

Redator do site Optclean tecnologia, Seu Crédito Digital e Co-Fundador do site Portal do Gremista. Entusiasta de tecnologia, internet das coisas e fintechs.

Ver todos os artigos