Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito cancelado? Estes podem ser os motivos!

Confira os motivos que podem levar ao cancelamento do cartão de crédito e se é possível reativá-lo.

Instituições financeiras, como Nubank, C6 Bank, Inter e Credicard, têm políticas de cancelamento automático de seus cartões de crédito e, na maioria dos casos, as respostas para determinadas situações já são realizadas automaticamente também. 

É importante salientar que, em situações de cancelamento dos cartões de crédito, o titular precisa ser informado. Caso não receba nenhum tipo de aviso, ele pode entrar com uma ação judicial. 

Entenda os motivos para cancelamento de cartões

Alguns motivos podem levar ao cancelamento do cartão. Os principais bancos acionam o cancelamento quando há uma inatividade durante o período de 12 meses, ou seja, a falta de depósitos, transferências ou transações. 

Nesse sentido, é importante ficar atento ao uso do cartão, para não entrar no quesito de inatividade, além de pagar sempre as contas na data prevista.

Outro motivo que pode levar ao cancelamento é o CPF (Cadastro de Pessoa Física) negativado, além de dados desatualizados sobre o cliente. De acordo com dados do Serasa, aproximadamente 25 milhões de consumidores estão com o nome negativado devido à falta de pagamento de cartões de crédito. 

Em casos de movimentações suspeitas ou até mesmo fraudes, o cancelamento não é feito de forma automática. A instituição financeira, primeiro, entra em contato com o titular da conta para saber o que aconteceu. 

A falta de cumprimento das regras determinadas pelo termo de uso também pode ser um fator para cancelar o cartão de crédito

É possível reativar um cartão de crédito cancelado?

Para saber se é possível reativar um cartão, o usuário deve entrar em contato com a central de atendimento e solicitar a análise de forma a reverter o cancelamento. Na maioria das vezes, não é possível ativar o mesmo cartão, mas pode ser feito o pedido de uma segunda via. 

As administradoras que permitem que o cliente reative o cartão, geralmente, exigem que o procedimento seja realizado em até 180 dias após o cancelamento. 

O Nubank, por exemplo, considera o cancelamento do cartão de crédito irreversível. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com