Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes do Itaú podem ter o limite do cartão de crédito REDUZIDO; entenda agora

Entenda o motivo pelo qual clientes do Itaú podem ter o limite do cartão de crédito reduzido e fique preparado caso aconteça.

Você consegue se lembrar quanto tempo demorou até o Itaú aumentar o limite do seu cartão de crédito? Foi uma decisão da empresa ou precisou adotar bons comportamentos financeiros? Por último, a pergunta mais importante: você está preparado para uma redução do limite?

Bom, independentemente de suas respostas, apenas uma questão é realmente importante para nós neste momento: o fato de que o cartão do Itaú pode ter o limite reduzido. Apesar de não agradar os clientes, o banco pode reduzir o valor. Entretanto, fique tranquilo, pois há motivos por trás dessa decisão.

Entenda por que clientes do Itaú podem ter o limite do cartão de crédito reduzido

Limite do cartão Itaú reduzido em razão de um pedido do cliente

O limite do cartão de crédito do Itaú pode ser reduzido por duas razões: atendendo uma solicitação do cliente e por decisão do próprio banco. No primeiro caso, a redução é por parte do portador, com liberdade para alterar o valor quando, por exemplo, os gastos estão fora do controle.

Veja também: Você pode levar multa de R$ 130,16 se cometer este erro simples

Por exemplo, se observou que está utilizando o cartão sem ponderação, poderá encaminhar o seu pedido de redução encaminhado pela internet, através do aplicativo do banco (Android ou iOS) ou pelo Internet Banking, com informações de sua conta e do cartão.

Aplicativo Itaú em celular de cliente com rua e praça ao fundo
Imagem: Diego Thomazini/shutterstock.com

Redução após o banco analisar o histórico

Quando o Itaú é quem “bate o martelo” para reduzir o limite do cartão, a medida só será adotada após um comunicado prévio ao cliente, seguindo as condições gerais do contrato. Essa redução, conforme explicado pelo banco, pode ajudar a pessoa a ter controle de seu orçamento.

De acordo com o Itaú, diversos fatos (atraso no pagamento das faturas, pagamento parcial dos boletos, dívidas em aberto, etc) passam por análise. Dessa forma, o controle de gastos junto com a diminuição do valor são as formas de ajudar a prevenir o endividamento.

Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com