Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH Social, que dá carteira de motorista grátis, está sendo oferecida via WhatsApp?

0

Circula atualmente pelo WhatsApp a informação de que o programa CNH Social 2020 estaria com as inscrições abertas pelo WhatsApp. A CNH Social é um programa social que oferece gratuitamente, principalmente a pessoas de baixa renda, a possibilidade de obter a carteira de habilitação. Segundo a corrente de WhatsApp, para concorrer às vagas do programa, bastaria apenas acessar o link de um site e compartilhá-lo com os amigos. E então, será que essa história é verdadeira?

É provável que você também goste:

Nova regra aumenta concorrência entre bancos e fintechs, como Nubank, reduzindo taxas de saques e depósitos

Banco Original agora permite saques sem cartão em caixas eletrônicos da Rede Banco24Horas.

Seja membro

Santander está liberando empréstimo até para negativados via WhatsApp?

O que diz a mensagem sobre a CNH SOCIAL?

De acordo com a mensagem que viralizou no WhatsApp, o DETRAN decidiu abrir as inscrições para o programa CNH Social 2020 em um site. Na versão verificada pela equipe do site de checagem de fatos Boatos.org, o site era o cnh-e.net. A seguir, reproduzimos a mensagem que circula pela WhatsApp:

“Gente, o DETRAN já abriu as inscrições para o programa CNH Social 2020. Acabei de fazer o cadastro online para ganhar minha Carteira de Motorista 100% grátis! *Está disponível para novos condutores, renovação e adição de categoria! * Pra se cadastrar é só acessar o site oficial: [site] _COMPARTILHE COM QUEM PRECISA_”

Em seguida, após acessar o site, há um enorme formulário que deve ser preenchido. Apresentamos logo abaixo o texto que acompanha o formulário:

“DETRAN / CNH SOCIAL CADASTRO ONLINE – CNH SOCIAL
Através do Programa CNH SOCIAL, o Governo Federal, em parceria com os Detrans de todo Brasil, está oferecendo mais de 10.000 Carteiras Nacionais de Habilitação Gratuitas! CADASTRE-SE AGORA MESMO! Inscrições até: 15/12/2019

Depois de preencher o formulário, você é direcionado para uma página que indica que você deve compartilhar o link desse site com seus amigos do WhatsApp. A página apresenta o seguinte texto:

“ATENÇÃO! AINDA TEMOS 137 VAGAS DISPONÍVEIS NA SUA CIDADE! Precisamos nos certificar de que você não é um sistema automatizado. Para isto, por favor, COMPARTILHE com 5 pessoas/grupos, manualmente, o Programa CNH SOCIAL! SELECIONE PELO MENOS 5 AMIGOS NO WHATSAPP! COMPARTILHE PARA AGENDAR! Após compartilhar você será redirecionado para finalizar seu cadastro.”

E então, será que esse programa é verdadeiro?

Infelizmente, a resposta é NÃO. Na verdade, o Programa CNH Social realmente existe, no entanto ele não funciona por meio de cadastros preenchidos em mensagens pelo WhatsApp. Além disso, o programa não tem abrangência nacional e é realizado apenas em alguns estados brasileiros. Para saber se existe o Programa da CNH Social no seu estado e se você tem direito de participar, recomendamos que você procure o DETRAN do seu estado.

Por fim, concluímos que essa mensagem que circula pelo WhatsApp é uma mensagem FALSA, feita com o objetivo de ROUBAR DADOS das pessoas. Caso você preencha todo o cadastro e compartilhe o link com seus amigos, nada acontecerá e você NÃO ESTARÁ INSCRITO NO PROGRAMA. Por questões de segurança, recomendamos aos nossos leitores que não cliquem no link dessa mensagem de WhatsApp, afinal há possibilidade de conter vírus no site.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: BigTunaOnline, via Shutterstock.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.