Você já conhece o site Calculadora da Previdência? Trata-se de um site do governo federal que permite que você saiba se tem direito e ao mesmo tempo calcule quanto tempo falta para se aposentar. Os cálculos contemplam as novas regras para aposentadoria, considerando a reforma da Previdência, que vai passar pelo segundo turno na Câmara (agosto). Dentre as mudanças previstas, há a alteração da idade mínima para 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Exceto para professores, trabalhadores rurais e policiais. Neste tutorial, saiba como usar a Calculadora da Previdência e calcular aposentadoria pela nova regra. Confira.

É provável que você também goste:

Reforma da Previdência acabou com o seguro-desemprego, aposentadorias, PIS e outros benefícios?

É verdade a promoção Mastercard 30 anos com prêmios em dinheiro e casa mobiliada com carro na garagem?

Saiba quanto você provavelmente vai poder sacar das contas ativas do FGTS

Como calcular a aposentadoria pela nova regra da reforma da Previdência

Primeiramente, é importante ressaltar que as mudanças ainda não entraram em vigor. Somente após a aprovação pela Câmara dos Deputados e Senado, e sanção do presidente da república, e a emenda ser publicada.

Passo 01

Entre no site Calculadora da Previdência e clique no botão “Quero simular minha aposentadoria”.

site Calculadora da Previdência

Passo 02

Selecione o seu sexo.

Como calcular a aposentadoria pela nova regra - sexo

Passo 03

Insira a data de nascimento.

Como calcular a aposentadoria pela nova regra - data de nascimento

Passo 04

Selecione o setor privado. Neste momento, o setor público não está funcionando. Pode ser que no momento da leitura deste artigo, já esteja ativo.

Como calcular a aposentadoria pela nova regra - setor

Passo 05

Da mesma forma, somente ‘Trabalhador Urbano’ está disponível, no momento da produção deste artigo. Muito provavelmente ‘Professor’ e ‘Trabalhador Rural’ seja disponibilizado posteriormente.

Como calcular a aposentadoria pela nova regra - profissão

Passo 06

Agora, preencha com o número de anos e de meses de contribuição ao INSS.

Como calcular a aposentadoria pela nova regra - tempo de contribuição

Passo 07

Na página de resultado final, basta arrastar a barra deslizante na parte superior da tela para selecionar o percentual do benefício. Por fim, o tempo necessário de contribuição, bem como a idade para aposentadoria, de acordo com as novas regras, serão exibidos.

Resultado final

Pronto! Você já acabou de calcular aposentadoria pela nova regra da reforma da Previdência. O que você achou do resultado? Compartilhe a sua experiência na seção de comentários.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Assim, receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.