Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar um benefício social?

Saber como consultar um benefício social pode ajudar no acompanhamento das solicitações encaminhadas ao órgão da Previdência Social

Muitas pessoas querem saber como consultar um benefício social, pois se existir algum pedido em andamento, pode haver uma necessidade urgente em recebê-lo. Além disso, também é possível acompanhar as contribuições para a aposentadoria, que se dará no futuro.

Este artigo mostra exatamente como fazer essa consulta por diferentes canais de comunicação. Leia até o fim e saiba de tudo agora mesmo!

O que é um número de benefício social?

Quando alguém solicita um benefício e ele é aprovado, seu pagamento é iniciado. No entanto, existem vários procedimentos a fazer, a depender do benefício. Pode ser que ele seja até mesmo prorrogado e é preciso ter um controle sobre todos os eventos que acontecem com tal benefício para que não haja erro no seu pagamento.

Dessa forma, o Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, utiliza o número de benefício, também conhecido como NB. Ele é usado para identificar cada benefício pago pelo órgão para um indivíduo. O NB é composto por 10 dígitos e, como pode ficar difícil consultar cada benefício por seu NB, é possível fazer essa consulta pelo CPF da pessoa.

Veja também:

Como consultar um benefício social?

Existem pelo menos três formas principais de fazer uma consulta a um benefício social. A seguir, detalhamos cada uma delas. Confira.

Consulta no Site

É possível fazer a consulta de um benefício social utilizando um canal digital que possui uma grande variedade de serviços oferecidos para a população. Estamos falando do “Meu INSS”, uma plataforma que oferece diferentes atendimentos virtuais para a comodidade do segurado, pois é possível fazer sua utilização sem sair de casa.

Conforme o Governo, o Meu INSS pode ser acessado tanto com senha como sem senha. No entanto, é na primeira opção (com senha) que se consegue acesso aos serviços de modo mais detalhado. O acesso sem senha existe para facilitar serviços básicos, como agendamento de atendimentos, por exemplo.

Para consultas mais completas a diversos benefícios, é preciso utilizar o acesso do Gov.br. Ele consiste no acesso único do Governo Federal nos meios digitais para os mais diferentes tipos de serviços. No Meu INSS, após fazer o acesso com CPF e senha, basta clicar em “Extrato de pagamento” para ter acesso a todos os dados de um benefício.

De modo detalhado, você deve seguir os seguintes passos: primeiro, acesse o site do Meu INSS. Depois, clique em “Entrar com Gov.br”. Uma nova tela será aberta e você deve inserir seu CPF seguido de senha. Depois disso, o próprio navegador voltará para a tela do Meu INSS em sua área particular e mostrará todas as opções de serviços disponíveis.

Consulta no aplicativo

Além do site, a consulta a benefícios sociais do INSS pode ser feita também por meio de aplicativos instalados em celular do tipo smartphone. Obviamente, essa alternativa serve somente para quem tem o aparelho, visto que muitas pessoas não dispõe desse tipo de tecnologia.

Para aquelas que tem um aparelho disponível, portanto, é preciso baixar o aplicativo nas lojas de app para Android e IOS. O nome é o mesmo do site, ou seja, chama-se “Meu INSS” também e o acesso se dá da mesma maneira. É preciso, assim, usar os dados da conta Gov.br para ter acesso à área de consultas e agendamentos de pedidos de benefícios.

Novamente, detalhando os passos, será necessário baixar o aplicativo Meu INSS inicialmente. Depois, é preciso clicar em “Entrar” que aparece na tela inicial. É nesse momento que os dados da conta Gov.br serão solicitados e basta inseri-los (CPF e senha). Por fim, o app pedirá autorização para algumas permissões e basta conceder.

Celular com tela aberta no aplicativo Meu INSS
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Consulta pelo telefone

Por fim, outro meio de fazer consultas a benefícios sociais é por meio de ligação telefônica. Nos dias atuais em que ferramentas como WhatsApp são muito usadas, isso pode parecer algo pré-histórico. No entanto, pense naquelas pessoas que não têm um smartphone à disposição. Dessa forma, elas precisam de outro meio para fazer a consulta.

Assim, o INSS também disponibiliza mais esse canal para obter dados sobre benefícios sociais. Para fazer isso, é preciso discar para a central de atendimento do órgão, que atende pelo número 135. Se usarmos novamente o passo a passo para ter acesso à consulta, será necessário informar o número do CPF no decorrer da chamada.

Depois disso, é preciso fazer algumas confirmações de segurança na própria ligação. Isso visa a segurança de quem está fazendo a consulta e disponibilizando seus dados pessoais. Quando essa etapa for concluída, a consulta será liberada. 

Vale lembrar que esse atendimento pode ser feito das 07:00 às 22:00, de segunda a sexta-feira. Além disso, todas as ligações feitas para a central de atendimento a partir de telefone fixo ou telefone público não pagam a chamada. Já se a ligação for feita a partir de celular, o custo é equivalente ao valor de uma ligação local.

Leia mais:

Como fazer o cadastro no portal do Meu INSS?

Para quem ainda não tem cadastro no portal do Meu INSS, é possível fazer de maneira simples e rápida. E isso é altamente recomendável, pois todas as informações previdenciárias estão concentradas lá. Normalmente, todo mundo precisa acessar o INSS algum dia na vida.

Assim, para fazer o cadastro, basta acessar o site do Meu INSS. A seguir, clique em “Cadastre-se” na página inicial. Depois, basta inserir o CPF e clicar em próximo, preenchendo todas as informações solicitadas. Por fim, é preciso criar uma senha e clicar em “Cadastrar”, fazendo a validação com o código enviar por e-mail ou SMS.

Aprender como consultar um benefício social é muito importante para acompanhar os serviços fornecidos pelo órgão da previdência oficial. Normalmente todo mundo precisa do INSS algum dia, nem que seja para se aposentar. Esse tipo de consulta ajuda a acompanhar todas as solicitações existentes.

(Com Ronaldo Araújo)