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Como fazer a carteira de trabalho digital e quais são os benefícios?

Neste artigo, vamos te contar as vantagens e como funciona a solicitação da carteira de trabalho digital. Clique aqui e confira.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital tem ganhado espaço nos processos de contratação desde 2017. No entanto, a partir do dia 24 de setembro de 2019, a versão física da CTPS não é mais obrigatória na maioria dos casos de contratação.

A mudança visa simplificar e tornar mais eficaz o processo de registro e monitoramento de vínculos empregatícios. A versão digital do documento pode exibir contratos de trabalho antigos, entretanto as futuras contratações ou alterações nas informações serão realizadas eletronicamente.

A digitalização da CTPS permite também um maior controle e transparência por parte do trabalhador, pois o empregador pode realizar o registro dos funcionários diretamente na plataforma, facilitando a conferência dos dados pelo funcionário.

Como realizar o cadastro da carteira de trabalho digital?

Na imagem, mulher segurando smartphone com aplicativo da carteira de trabalho digital e na outra mão, a CTPS física.
Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com

A plataforma está vinculada à conta Gov.br, um sistema de identificação e acesso aos serviços digitais federais. Além disso, a obtenção da Carteira de Trabalho Digital é gratuita, tanto pelo aplicativo quanto pela web, tornando-a mais acessível a todos os cidadãos. Para realizar o cadastro, siga este guia:

  1. Instale o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
  2. Faça o login ou crie uma nova conta para você;
  3. Forneça as informações complementares solicitadas;
  4. Busque pela opção de habilitar a Carteira de Trabalho Digital;
  5. Após habilitar, verifique as informações disponíveis.

Para aqueles que possuem a versão física da CTPS, é importante mantê-la, pois ainda é válida para comprovar o tempo de trabalho anterior. Em caso de perda do documento físico, é possível solicitar a versão digital da CTPS por meio do aplicativo ou da web, mas é recomendado registrar a ocorrência da perda para futuras comprovações.

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Quais são os benefícios de usar a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital veio para simplificar o processo de registro e acompanhamento das relações de trabalho, tornando-o mais eficiente e acessível a todos os cidadãos e empregadores. Além de gratuita, ela garante que o usuário ou empregador possa consultar informações eletronicamente.

Dessa forma, o uso da plataforma também viabiliza o acompanhamento de vínculos de trabalho, tornando-o mais eficiente e acessível aos cidadãos e empregadores.

Imagem: Pedro Ignacio/Shutterstock.com