Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o Pente-fino do Programa Bolsa Família?

Alguns meses atrás, o Programa Bolsa Família já teve milhões de pessoas na fila para participar e não conseguiam. Isso acontecia porque a vaga estava ocupada por alguém que não necessitava. Agora, com o governo Bolsonaro, acabou a fila justamente para proteger aqueles que realmente necessitam. Para isso, o Governo Federal faz uma varredura nos benefícios. Saiba como funciona o Pente-fino do Programa Bolsa Família.

É provável que você também goste:

Cuidado: veja 6 motivos que fazem o benefício Bolsa Família ser cancelado

Bolsa Família vai pagar mais para famílias com jovens trabalhando ou matriculados no Ensino Médio

Como funciona o Pente-fino do Programa Bolsa Família?

Primeiramente, é importantíssimo manter todos os dados permanentemente atualizados, e ao mesmo tempo atender a todas as condições do programa para não cair no Pente-fino do Programa Bolsa Família.

De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o Pente-Fino é um instrumento que serve para garantir que o auxílio chegue à população mais vulnerável, que realmente precisa.

A peneira na lista de beneficiários assegura que o público-alvo do programa não espere mais do que 45 dias para começar a receber o recurso do Bolsa Família.

Em dois anos, 5,2 milhões de famílias foram excluídas, e outras 4,8 milhões entraram no programa. Entretanto, cabe ressaltar que no caso do Programa Bolsa Família não há propriamente uma economia de recursos. Somente com a exclusão de pessoas recebendo benefícios de forma irregular é possível manter zerada a fila de espera de novos cadastrados no programa.

O programa de transferência de renda foi criado especificamente para contribuir no combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil. Ele atua em três eixos. Ou seja, no complemento de renda, acesso a direitos e articulação com outras ações para garantir o desenvolvimento das famílias beneficiárias.

Para participar, os interessados devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O registro pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ou ainda na gestão municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único.

Enfim, o que achou do artigo?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.