Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona a pontuação na CNH? Confira as regras!

Confira as mudanças e a nova pontuação de acordo com as transgressões no trânsito.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em abril de 2022, completou um ano desde as novas regras relacionadas à CNH (Carteira Nacional de Habilitação), de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Com algumas mudanças, surgem sempre algumas dúvidas em relação aos pontos de infração da Carteira. 

O motorista que comete infrações no trânsito é penalizado, conforme a gravidade da transgressão. Ele pode ser multado, somar pontos na carteira ou até mesmo perder a permissão para dirigir. 

Para determinar a gravidade da infração, é levado em consideração o risco ao condutor, aos outros motoristas e pedestres. As infrações são separadas em leve, média, grave e gravíssima. A pontuação vai de 3 a 7 pontos, de acordo com as transgressões no trânsito. 

Pontuação na CNH

Após as mudanças de 2021, o motorista perde o direito de dirigir ao atingir 40 pontos na carteira de habilitação, ao invés de 20. No entanto, essa regra só é válida em determinadas situações. Veja abaixo. 

  • 20 pontos, em 12 meses, caso tenha duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, em 12 meses, caso tenha uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, em 12 meses, caso não tenha nenhuma infração gravíssima.

É importante lembrar que a pontuação fica ativa no período de 12 meses, após a infração cometida. O pagamento das multas não expira os pontos. 

Para os motoristas profissionais, como taxistas, caminhoneiros e motoristas de aplicativo, a regra acima não se aplica. Eles têm o limite de 40 pontos, independente do tipo de infração. 

Transgressões, como participação em rachas, disputa de corridas em vias públicas e manobras perigosas, acarretam a perda da CNH. Para obter a Carteira novamente, a pessoa precisa fazer o curso de reciclagem, passando por todo o processo novamente.

Por outro lado, existem infrações que rendem apenas multas aos condutores, sem a somatória de pontos. Alguns exemplos desse tipo, são o ato de dirigir sem documentação obrigatória ou dirigir o veículo com características alteradas. 

Todas as regras podem ser consultadas no Código de Trânsito Brasileiro Digital.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com