Como não reduzir o score de crédito em tempos de pandemia

0

Entre março e a primeira quinzena de abril deste ano, já aumentou em 150 mil o número de pessoas desempregadas no Brasil, de acordo com o Ministério da Economia. Esse aumento se deu em relação ao mesmo período do ano passado. O que não aumentou foi o seguro-desemprego, pois quem está desempregado não está conseguindo fazer a solicitação, com as agências do Sine fechadas. Em março de 2020, houve uma queda de 3,5% nos pedidos em relação a março do ano passado.

Essa queda na renda de muitas pessoas faz com que aumenta inadimplência, o que resulta em uma queda no score de crédito. Essa queda é ruim para quem está buscando um empréstimo, financiamento ou mesmo um novo cartão. Ter um score baixo significa que as instituições financeiras terão menos confiança de que você irá pagar suas dívidas.

É provável que você também goste:

Itaú contrata durante pandemia em home office e tem mais 400 vagas abertas

Bancos leiloam mais de 100 imóveis com descontos de até 64%

Despesas com cartão corporativo da Presidência já totalizam R$ 3,7 milhões em 2020

Como não reduzir o score de crédito em tempos de pandemia

Como evitar uma queda grande no score, mesmo em tempos de pandemia? Confira algumas dicas para manter altas as suas chances de conseguir crédito:

Procure conseguir mais prazo de pagamento

O score baixa principalmente por causa de inadimplência. Quando se está desempregado e aguardando benefícios, isso pode não ser fácil. Porém, para algumas contas, é possível conseguir um prazo maior. No caso de financiamentos e empréstimos com os bancos, muitas instituições estão estendo o vencimento em 60 dias, evitando que você fique negativado por causa dessas dívidas pelos próximos dois meses.

Outra forma de evitar a inadimplência é conseguir crédito barato. Digamos que você esteja devendo para o cartão de crédito, com um juro mensal de cerca de 10%. Se você pedir um empréstimo no banco com um juro inferior a esse, já consegue pagar uma conta cara e evitar que esses juros altos se tornem uma bolsa de neve. Uma dívida barata, com menos juros mensais, é mais fácil de pagar sem comprometer o seu score.

Lembre-se de que é melhor conseguir crédito antes de você estar com as contas atrasadas. Depois que já estiver inadimplente, seu score fica menor e você corre o risco de não conseguir um empréstimo. Não espere as contas vencerem para buscar ajuda e manter seu nome limpo. Se você está nessa fase de procurar empréstimos e cartões, uma dica é utilizar o Serasa eCred, que faz comparações entre serviços financeiros. Você pode simular quantas vezes quiser e isso não impacta na sua pontuação.

Além dos empréstimos, há outras maneiras de evitar atrasar o pagamento de suas contas durante a pandemia. Aproveitar essas tendências de consumo por causa do novo coronavírus pode ser uma solução. Costurar máscara, entregar refeições, oferecer serviços online e ensinar o que você saber podem ser formas de conseguir um dinheiro extra nesse momento de isolamento social.

Evite pedir crédito de muitas instituições

Só o fato de pedir crédito para muitos bancos e financeiras já pode prejudicar o seu score. Evite fazer solicitações de cartões, financiamentos, empréstimos ao mesmo tempo. Faça um pedido e aguarde pelo retorno e logo depois seu score pode voltar a subir.

Imediatamente quando você faz um pedido de crédito, o seu score diminui porque isso é entendido como um alerta de risco. Se você está fazendo a solicitação, pode ser que algo não vai bem em sua vida financeira. Se esse pedido for negado, aí a sua pontuação pode baixar ainda mais.

Ter mais de um cartão de crédito também não é uma recomendação, mesmo fora de períodos da pandemia. A chance de você gastar mais do que deve é maior, além de esquecer de pagar as faturas. Fora isso, concentrar os gastos em um cartão aumenta seu acúmulo de pontos e milhas. Outra dica relacionada aos cartões é não usar todo o limite, pois isso também pode fazer com que o score fique mais baixo. Então esse não é o momento de fazer compras de valores altos se não forem necessárias, por exemplo.

Aproveite para limpar seu nome

Vivemos um período em que estamos repensando hábitos de consumo e objetivos de curto e médio prazo. Aproveite esse momento, em que novas aquisições e projetos estão em pausa, para limpar seu nome. Use benefícios como auxílio emergencial, fundo de garantia e outros para pagar suas contas, priorizando aquelas com os juros maiores.

Com o Cadastro Positivo, os registros de suas contas pagas vão automaticamente para o Serasa. Ou seja, simplesmente manter as contas em dia, que estejam em seu nome, já traz ganhos para o seu score.

Também existe a possibilidade de atualizar seu cadastro junto ao Serasa, porém essa é uma tarefa para depois da pandemia, pois esse processo ainda não pode ser feito online. Assim que as coisas voltarem ao normal, você pode atualizar o cadastro enviando um formulário impresso. A atualização de cadastro também impacta positivamente o score.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: mdjaff / Freepik

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar