Concurso do iFood dá até US$ 10 milhões em prêmios
Grupo que ficar em primeiro lugar levará US$ 6 milhões.
O iFood, em parceria com a Xprize, vai realizar um concurso de inovação que estimula a criação de uma embalagem circular de alimentos, com o intuito de diminuir o efeito que caixas, potes e sacolas de delivery causam no meio ambiente. Serão concedidos US$ 10 milhões em prêmios para as equipes escolhidas.
O objetivo é que os times concentrem-se na criação de embalagens flexíveis e biodegradáveis, que sejam seguras para o consumo humano e que tenham possibilidade de serem produzidas em larga escala.
O grande prêmio de US$ 6 milhões irá para o grupo que ficar em primeiro lugar. Já a equipe que ficar em segundo lugar será contemplada com US$ 2 milhões e a terceira leva US$ 1 milhão.
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Ao longo do concurso, serão distribuídos mais US$ 1 milhão, no momento em que forem atingidas determinadas metas no decorrer da competição.
“Só a inovação possibilita a criação de soluções para diminuir o impacto das empresas no meio ambiente e combater as mudanças climáticas. (…) temos o desejo de acompanhar de perto o desenvolvimento de soluções sustentáveis que possam ser replicadas em larga escala para todo o mundo”. afirmou João Barreto, diretor de planejamento e sustentabilidade do iFood.
Aumento do lixo produzido por delivery
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a pandemia de Covid-19 houve um aumento nos pedidos de delivery o que gerou maior consumo e descarte de embalagens plásticas e também maior desperdício de alimentos.
Dessa forma, o iFood está focado em projetos de sustentabilidade para que haja a reversão desse cenário. A empresa integrou o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021, e firmou o compromisso, junto com outras empresas, de neutralizar a emissão de carbono até 2025 e também combater a poluição plástica no delivery.
O programa iFood Regenera junta todas essas metas e prevê o investimento de recursos em cooperativas de reciclagem e veículos elétricos.
“A pandemia nos apresentou novas responsabilidades. Precisávamos usar ainda mais nossas ferramentas, nosso potencial de inovação, e promover soluções transformadoras que revertam os impactos socioambientais típicos de uma operação de delivery”, explicou o vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis no iFood, Gustavo Vitti.
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Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com