Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confiança do consumidor recua 9,8 pontos em março, diz FGV

Indicador chegou a 68,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

0

De acordo com matéria veiculada pela Agência Brasil, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 9,8 pontos em março deste ano. Assim, com o resultado, o indicador chegou a 68,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Esse é o menor valor desde maio de 2020, quando o indicador registrou 62,1 pontos.

De acordo com especialistas, a queda foi provocada principalmente pela piora do Índice de Expectativas. Esse indicador mede a confiança dos consumidores no futuro, e recuou 12,3 pontos em 2021, chegando a 72,5 pontos. Entre outros fatores, a crise econômica e a perspectiva para a economia nos próximos meses foram o que mais contribuiu para o resultado.

É provável que você também goste:

Empresas podem demitir em massa se governo não relançar o BEm

Conheça o cartão de crédito XP com os menores juros do mercado

Banco Inter ultrapassa 10 milhões de clientes e quer dobrar a base em 2021

Confiança do consumidor recua: entenda o cenário

Além disso, outro número relevante é o Índice de Situação Atual, que mede a confiança no presente. Em 2021, ele caiu 5,5 pontos, atingindo 64 pontos. A satisfação sobre as finanças pessoais no momento atual também caiu, diminuindo 7 pontos. De acordo com a pesquisadora da FGV, Viviane Seda, essa queda de confiança por parte dos consumidor é mais um resultado do recrudescimento da pandemia de covid-19 em todo o país.

Além disso, segundo ela, o colapso do sistema de saúde em várias cidades também é um agravante. Atualmente, apesar de algumas notícias de avanços, a campanha de imunização do covid-19 no país segue lenta. Ao mesmo tempo, o número de hospitalizações e mortes por dia avança rapidamente. Para Viviane, tudo isso leva estados e municípios a adotarem medidas de restrição à circulação de pessoas, impactando o mercado e também os consumidores.

Enfim, o que achou da matéria?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: New Africa / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...