Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado pode ser autorizado sem sair de casa, por meio de biometria facial

A ferramenta agora poderá ser utilizada para a validação biométrica para a contratação de empréstimo consignado do INSS. Confira

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, criou uma solução que irá facilitar a vida dos brasileiros. Dessa forma, a Biovalid, que é usada, por exemplo, para realizar provas de vida, agora poderá ser utilizada para a validação biométrica para a contratação de empréstimo consignado. 

“O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou, no fim do ano passado, a Instrução Normativa 138, que estabelece critérios e procedimentos operacionais relativos à consignação de descontos para pagamento de crédito consignado contraído nos benefícios pagos pelo INSS. O Biovalid, nosso ecossistema de validação de identidade a distância, atende 100% das exigências contidas nessa instrução normativa”, explicou Rafael Ando, gerente de Produtos de Validação e Biometria do Serpro.

“O Biovalid inova ao desafiar o status quo de identificação pessoal ao substituir o cara-crachá. Nossa liveness, que é a prova de vida com validação biométrica facial junto às bases oficiais de governo, assegura a individualização do titular dos dados com alto grau de confiabilidade e segurança”, completoui.

Adequação

À vista disso, até o dia 13 de fevereiro, todas as instituições financeiras que disponibilizam empréstimo consignado aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem se adequar à ferramenta. De modo que o Serpro já liberou a solução para contratação dessas instituições.

Segurança

Dessa forma, umas das exigências do INSS para a validação da biometria é que a captura tenha garantia de vivacidade, de acordo com os padrões determinados no IEE Std 2790-2020 – Standard for Biometric Liveness  Detection, além da ISO/IEC 30.107-3, onde foram realizados testes para detecção de possíveis ataques. “A captura de biometria facial deve ser capaz de capturar a imagem facial com qualidade mínima, levando em consideração aspectos como taxa de compressão, nitidez e luminosidade mínima. Todas essas exigências já integram o Biovalid”, explicou Ando.

“A solução do Serpro atende a todos os requisitos técnicos, inclusive a garantia de que a validação da biometria foi realizada em bases biométricas de governo, com todos os protocolos de respeito à privacidade e proteção de dados pessoais, conforme a LGPD”, concluiu. 

Consignado

Em síntese, o empréstimo consignado é disponibilizado ao cidadão que tem salário, aposentadoria ou pensão creditado em conta corrente. Assim, por ser descontado diretamente na folha de pagamento ou na aposentadoria do cliente, é uma opção de crédito de fácil aprovação e com uma das menores taxas de juros do mercado.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com