Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz terá aumento de 20% em 4 estados; confira quais são

Por mais que recentemente tenha sido anunciada a redução da conta de luz devido a mudança da bandeira vigente, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quatro estados brasileiros terão reajustes em suas tarifas.

As distribuidoras responsáveis por fornecer energia elétrica que atendem a população da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe estão implementando a mudança.

É provável que você também goste:

Sua conta de luz pode sofrer aumento de 25% a partir de agora. Veja por quê

Reajuste na Bahia

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), implantou o reajuste tarifário anual de 20,73%, que entrou em vigor no dia 22 de abril. E, cerca de 6,3 milhões de unidades consumidoras por todo o estado baiano deverão arcar com o novo aumento colocado para o consumidor residencial.

Reajuste no Ceará

A Enel Distribuição, que atende 3,8 milhões de unidades consumidoras, aplica anualmente o reajuste tarifário nas contas de luz da população do Ceará. O reajuste, que entrou em vigor no dia 22 de abril, foi em média de 24,85%, referente ao acumulado dos últimos 12 meses.

O reajuste foi aprovado pela Aneel após o fim da vigência da bandeira de escassez hídrica, implantada no ano passado devido às secas em decorrência da falta de chuva. Quem sentirá esse aumento diretamente serão os consumidores residenciais convencionados, em que o reajuste nas contas será de 0,9%. 

Reajuste no Rio Grande do Norte

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), foi autorizada pela Aneel a aplicar o reajuste, que já está em vigor. A companhia atende a 1,5 milhão de unidades consumidoras do estado, que passaram a ter que arcar com o reajuste de 19,87%.

Vale ressaltar que os encargos setoriais, os custos de distribuição e retirada de financiamentos prévios, afetaram a correção. Entretanto, ainda que tenha tido o reajuste, com a junção do término da bandeira de escassez hídrica e as novas investidas, houve um impacto tarifário de cerca de -4,11%, segundo a Aneel.

Reajuste no Sergipe

No Sergipe, a Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S.A. (ESE), aplicou um reajuste de 16,46% na tarifa dos consumidores residenciais, abrangendo cerca de 825 mil unidades consumidoras.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com