negativado

É complicado avaliar se vale a pena para o negativado pegar crédito em instituições financeiras que oferecem o serviço para quem está com o nome sujo na praça. Até porque muitas vezes podem acontecer diversos problemas em nossas vidas que acabam gerando dívidas. E, inevitavelmente, quando elas começam, acabam se transformando em uma bola de neve. O que torna ainda mais difícil de pagá-las. No entanto, tirando essas questões, temos que considerar que se a pessoa negativada já não consegue se organizar, haja vista a situação financeira em que se encontra: a pergunta que fica no ar é: como ela conseguirá pagar os juros altíssimos de um empréstimo concedido a quem está com o nome sujo?

Por que você não deve pegar empréstimo com agiota.

negativado

Essa resposta não é tão simples. Até porque você pode ter chegado a uma situação psicológica em que não quer mais passar por isso. Ou seja, depois de tanto se endividar, agora pretende sanar todas as dívidas e viver de uma forma mais tranquila.

Leia também:

Empréstimo pessoal online vale a pena?

Como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras.

Como não cair em golpes de empréstimos pela internet.

No entanto, a maioria das pessoas não conseguem ter o discernimento e nem a vontade de se organizar. O que acaba acontecendo com elas é que ficam mais endividadas devido aos juros serem muito altos. Até porque emprestar dinheiro para quem já é um mau pagador é um risco extremamente grande. Exatamente por isso que os juros cobrados acabam sendo altíssimos.

Crédito para negativado é ilegal?

Quando o indivíduo está negativado, significa que o seu nome está sujo na praça. Ou seja, o nome está no SPC e Serasa. O que é extremamente ruim para a vida da pessoa. Porque ele acabará não conseguindo crédito em quase nenhum lugar. E se conseguir, o preço será alto. No entanto, existem instituiçõeos financeiras legais que oferecem crédito para negativados. A Crefisa é um exemplo disso, a empresa possibilita e facilita o empréstimo para quem está com o nome sujo.

Vale a pena solicitar crédito para negativado?

negativado

Se a pessoa já está negativada no SPC e Serasa, algo que já sabemos é que ela não conseguiu se organizar financeiramente e acabou deixando de pagar suas contas. O que acabou gerando uma desconfiança no mercado fazendo com que ela não consiga mais tirar empréstimos, fazer financiamentos, solicitar cartão de crédito, entre outras possibilidades.

Tirando o empréstimo, por exemplo, o negativado poderá saldar as suas dívidas e limpar o nome. Mas quem garante que ele conseguirá cumprir com o combinado e conseguirá pagar as parcelas do empréstimo? Ou seja, ele acabará voltando a ficar negativado e com uma dívida maior ainda, quase que impagável.

Peça dinheiro emprestado para familiares

Por mais que você esteja envergonhado de pedir dinheiro emprestado para algum familiar, saiba que essa é a maneira mais barata porque é muito difícil que ele cobre juros altos. Ainda mais se vocês forem próximos. Mas não deixe que ele perca a confiança em você. Se organize adequadamente para pagá-lo, assim você não terá problemas com ele.

Faça um planejamento financeiro

negativado

Por isso que é muito importante que o endividado consiga se educar com um bom planejamento financeiro. Assim será possível que ele conheça todos as despesas e receitas do seu cotidiano. E estabelecer uma meta no curto, médio e longo prazo, assim como reservar uma parte do seu dinheiro para cada segmento de sua vida.

 

Fuja de agiotas

Estes são os que mais cobram altas taxas sobre o dinheiro emprestado. No entanto, esse é um dos erros mais comuns de quem está vulnerável e precisando urgentemente de dinheiro. Eles prometem muito dinheiro e pouca necessidade de comprovantes, dizem que os juros não são tão altos assim. Mas o que acaba acontecendo é você fica extremamente desconfortável com a situação, inseguro, recebe cobranças e até taxas e valores que do nada surgem.

Evite instituições duvidosas

Se a situação financeira já está ruim, não piore. Desconfie de instituições duvidosas que querem que você pague antecipado para receber o empréstimo porque isso é ilegal. Procure empresas reconhecidas e com nome no mercado, até porque elas vão lhe ajudar a elaborar um planejamento financeiro adequado com a sua condição de vida. Para ajudar, elaboramos um artigo em que ajuda a identificar se você está caindo num golpe.

Conclusão

A primeira resposta que podemos dizer é que não vale a pena. Em contrapartida, só valerá a pena se você se conscientizar que não poderá gastar mais do que pode. E claro, se fizer um bom planejamento financeiro para se conhecer melhor e poder pensar de uma forma mais adequada sua vida tanto no curto, médio e longo prazo. Assim será possível ter uma vida menos estressada e mais tranquila. Por isso, pense bem antes de fazer algum empréstimo ou solicitar um cartão de crédito. Porque ele pode acabar gerando ainda mais problemas em sua vida.

Neste artigo falamos sobre a importância do planejamento financeiro, dê uma olhada. 😉

Gostou do artigo?

Nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando os artigos sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts Site

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook