Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Criminosos usam imagem do Ratinho para enganar as vítimas em golpe; confira

Alerta para novo golpe que usa foto e vídeo do apresentador Ratinho para deixar brasileiros no prejuízo. Confira.

A imagem do apresentador Ratinho tem sido usada para aplicar golpes na internet. Assim, um anúncio no Facebook apresenta uma foto do apresentador acompanhada de uma chamada para um benefício chamado “resgate da prosperidade”. O problema é que, na verdade, esse benefício não existe.

Desse modo, quando o usuário clica no anúncio, é direcionado a um vídeo do apresentador aparentemente falando sobre essa suposta fraude.

No entanto, o vídeo é uma gravação de Ratinho felicitando funcionários da Rádio Massa FM, da qual é proprietário. Assim, o link do anúncio direciona o usuário para um chatbot que simula um atendimento do Governo Federal. Para entender como o golpe funciona e aprender a se proteger, continue lendo a matéria.

Detalhes do golpe que usa imagem de Ratinho

Ao final da interação com o falso atendimento, o usuário é orientado a pagar uma taxa de R$ 67 para ter acesso ao suposto benefício. Até a tarde da última quinta-feira (11/1), o anúncio já tinha acumulado 167 mil visualizações.

Veja também: 10 carros mais vendidos de 2023 estão até 19,08% mais baratos; veja a lista

Apesar da montagem do anúncio ser sofisticada, incluindo o uso da imagem de um apresentador famoso como isca, há indícios de que se trata de uma fraude. Desse modo, um desses indícios é a falta de sincronia entre o áudio do vídeo e os movimentos labiais de Ratinho.

Apresentador Ratinho
Imagem: Reprodução / Youtube

O apresentador ainda não se pronunciou oficialmente sobre o uso indevido de sua imagem na fraude. Assim, como o golpe envolve a cobrança de um valor indevido e a falsa identificação como um serviço do governo, é considerado uma prática ilegal e pode resultar em penalidades para os responsáveis.

Orientações para evitar golpes online

É preciso ter cuidado ao navegar na internet e ao se deparar com anúncios atraentes ou ofertas muito vantajosas. O alerto é dobrado quando envolvem o pagamento de taxas ou fornecimento de informações pessoais. Portanto, recomenda-se sempre verificar a autenticidade de informações antes de prosseguir. Também é importante evitar compartilhar dados sensíveis sem a certeza de que o solicitante é confiável.

Em caso de suspeita de golpe ou fraude, a orientação é denunciar a situação às autoridades competentes e evitar compartilhar o conteúdo para não facilitar a disseminação do golpe.

Imagem: Reprodução / Youtube