Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: em novo golpe, criminosos roubam celular e transferem valores de contas digitais

Saiba como funciona o novo golpe de contas digitais e o que fazer para evitá-lo

0

Com as tecnologias, os golpistas continuamente desenvolvem novas estratégias para roubar o dinheiro. Por isso, é preciso tomar cuidado! Em um novo golpe, criminosos roubam celular e transferem os valores das contas digitais das vítimas.

Como funciona o novo golpe de contas digitais

O primeiro passo neste novo golpe está no roubo dos smartphones das vítimas. Assim, para desbloquear o aparelho eles recorrem a senhas óbvias ou usam outros métodos fraudulentos.

No caso do roubo de celular desbloqueado, o criminoso pode conseguir acesso à conta do banco de algumas maneiras diferentes. Por exemplo, o golpista tenta algumas senhas ou procura nos blocos de notas – onde muitos usuários salvam seus dados ou em histórico de conversas. Além disso, alguns recorrem aos métodos de gerar uma nova senha para acessar os aplicativos, solicitando por e-mail, ao qual também possuem acesso pelo próprio aparelho.

Então, com os acessos garantidos, os golpistas transferem os valores das contas digitais para uma conta que será excluída ou ainda para um Pix gerado por código. Desta forma, reduzem as chances de serem pegos.

Cuidado: como se prevenir deste novo golpe

Para evitar este tipo de situação, o C6 Bank, fintech de contas digitais, deu algumas dicas nas redes sociais para os seus clientes. Assim, pode ajudar a reduzir o número de problemas relacionados não apenas aos seus clientes, mas aos usuários em geral de contas digitais. Confira as dicas:

1. Não use senhas fáceis: data de nascimento e sequências numéricas;
2. Não salve senhas em e-mails, bloco de notas ou qualquer outro app;
3. Não use a senha do banco para outros serviços e aplicativos;
4. Feche sempre seus aplicativos de banco depois de usá-los, assim, se alguém roubar, não acessará diretamente a sua conta.

Ressaltamos, ainda, que em caso de roubo ou golpe, o boletim de ocorrência é fundamental. Portanto, caso você ou alguém conhecido cair neste novo golpe ou em outros, a recomendação é registrar o assalto em um boletim de ocorrência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Tero Vesalainen / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...