Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: você pode cair no golpe do falso e-mail do SPC e Serasa!

0

Há muito tempo os criminosos aproveitam o envio de e-mails para aplicarem golpes na internet. Isso não é nenhuma novidade! Assim como a Receita Federal do Brasil, tanto o SPC quanto o Serasa frequentemente são utilizados por cibercriminosos. Contudo, vamos ensinar aqui neste post o que você precisa fazer para evitar cair no golpe do falso e-mail do SPC e Serasa. Confira.

É provável que você também goste:

Banco Inter vai bloquear conta de quem não atualizar os dados?

Caixa terá que indenizar clientes por cobrar tarifa de cheques sem fundo.

Seja membro

Saiba o que é score e como ele ajuda a obter crédito, Boa Vista explica.

Cuidado: você pode cair no golpe do falso e-mail do SPC e Serasa!

Na maioria das vezes, o golpe do falso e-mail do SPC e Serasa acontece através de uma simples mensagem, em que o consumidor é cobrada por determinada pendência. A mensagem informa que o CPF da vítima vai para o SPC e Serasa, e solicita que seja baixado um arquivo ou link para resolver isso.

Somente com isso, a vítima cai no golpe do falso e-mail. Ou seja, ao baixar o anexo, pode instalar um arquivo malicioso no Smarphone ou computador. E ainda, se for um link, pode entrar em um golpe de phishing, através de uma página falsa que pode roubar informações.

Como evitar cair no golpe do falso e-mail do SPC e Serasa

Geralmente, é muito fácil de detectar que trata-se de um golpe do falso e-mail. Ou seja, instituições como SPC Brasil, Serasa Experian ou Boa Vista, não costumam enviar e-mails, exceto quando se assina um serviço como o Serasa Antifraude. A comunicação normalmente é feita através de carta.

Primeiramente, confira o remetente da mensagem de e-mail. Se trata-se de um nome estranho ou completamente desconhecido, desconsidere de imediato e coloque a mensagem na lixeira.

Leia a mensagem com bastante atenção. Normalmente vai conter erros grosseiros de português, e fica bem mais fácil de perceber que é um golpe do falso e-mail. Os títulos costumam ser bastante impactantes e assustadores, e o corpo do e-mail também.

Uma outra situação importante, é que normalmente a mensagem de e-mail contém algum arquivo anexo. Neste caso, você pode verificar o link ou anexo no site Virus Total. Através de uma simples conferida, você se assegura se o link ou anexo é malicioso ou se contém vírus.

Por fim, lembre-se que basta conferir a sua situação e eventuais pendências financeiras diretamente com os seus credores. Ou ainda, através de uma consulta gratuita nos sites dos Bureaus de Crédito, como o SPC Brasil, Boa Vista ou Serasa Experian.

Enfim, gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.