Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: Vagas de emprego na internet pode ser um golpe

Golpes envolvendo vagas de emprego aumentaram em 2021

0

De acordo com um levantamento recentemente realizado pelo laboratório de segurança Psafe, a pedido do Extra, somente nos cinco primeiros meses deste ano foram registradas 346.196 mil tentativas de golpe em sites que simulavam vagas de empregos para coletar dados. Os golpistas usam falsas vagas de emprego onde teriam um bom salário e sempre usam pouca ou nenhuma necessidade de experiência profissional.

É provável que você também goste:

Magalu abre 500 vagas de emprego no novo Centro de Distribuição em São Paulo

Digio libera aos clientes usar o limite de cartão para transações via Pix

Como comprar um imóvel usando o FGTS

Segundo informações de Emilio Simoni, que é diretor do laboratório Psafe, os criminosos passaram a usar as falsas vagas de emprego para roubarem dados pessoais e dados bancários das vítimas.

Os criminosos criam vagas de emprego extremamente tentadoras, onde é necessário fazer um pagamento de uma taxa pra se candidatar. Entretanto, as vagas de emprego não existem e os dados são roubados.

O golpe de falsas vagas de emprego é um dos mais comuns. Normalmente, é usado para roubo de informações pessoais (como CPF, nome completo, endereço e dados bancários) e roubo de credenciais de acesso a contas nas redes sociais (logins e senhas)“, declarou Emilio Simoni.

A preocupação do setor é com o aumento de fraudes em decorrência do avanço da pandemia e do desemprego. Informações da OLX, plataforma de vendas online, destacou que até 23% dos brasileiros desempregados estariam dispostos até pagar para se candidatar a uma vaga de emprego.

Beatriz Soares, diretora de produto e Operações da OLX, destacou o atual cenário econômico do Brasil como um fator que deixa as pessoas mas vulneráveis a caírem em golpes: “Em um cenário de alta do desemprego e menor oferta de vagas, as pessoas ficam mais vulneráveis e acabam caindo em golpes“, destacou.

 Indícios de Fraude 

Se a vaga de emprego pedir alguma contribuição para se candidatar as vagas, abra o olho, porque são grandes as chances de se tratar de uma fraude. As empresas idôneas não usam esta prática para recrutar trabalhadores.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Guillem/shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar