Quer entender melhor o cenário econômico atual para lidar melhor com a crise e aumentar a sua renda ao sairmos dela? Se a resposto foi sim, então saiba que investir na sua educação financeira nesses momentos em que estamos mais recolhidos fará toda a diferença para o seu bolso, hoje e no futuro. Uma boa opção para quem busca alternativas gratuitos de conteúdo sobre finanças na crise é o curso da XP Investimentos, chamado  “A crise que ninguém esperava: entenda o impacto da crise na economia, nos negócios e nos seus investimentos. Quer conhecer mais sobre esse curso? Então confira essa matéria.

É provável que você também goste:

Efeito coronavírus? Cartão Santander Free está aprovando em massa

Silêncio do Nubank sobre ajuda no coronavírus: será que é hora de tirar o dinheiro da fintech?

Projeto quer liberar saque do valor total do FGTS em caso de pandemia

Esse curso é totalmente online e visa explicar às pessoas como começou a crise que está derrubando bolsas no mundo inteiro, ou seja, quais estão sendo os impactos do novo coronavírus na economia global.

A bolsa de valores brasileira estava vivendo um momento de bull market e batendo recorde de número de investidores. Agora, sofre sua maior queda desde a crise de 2008, originada nos Estados Unidos. Desde o início do ano, a B3 já caiu cerca de 40% e a cada dia vemos notícias de circuit breaker, que é quando o mercado interrompe a negociação por 30 minutos ou mais para evitar mais prejuízos. Nesse momento de pandemia e paralisação de economia, o dólar já chegou a bater R$ 5.

O que você pode aprender no curso da XP Investimentos

Como parte da estratégia da corretora de valores de oferecer conteúdo informativo, o curso gratuito aborda essas mudanças no mercado e o que os investidores devem saber antes de agir nesse momento.

Conforme Thiago Gonçalves, analista de conteúdo da XP Educação, no curso é disponibilizado de “uma forma completa e estruturada, que só um curso consegue entregar”. O desejo da empresa é que o conteúdo seja consumido pelo maior número de pessoas possível.

São cinco módulos ao total e entre os principais tópicos estão as origens da crise, os impactos em cada setor da economia, como montar uma boa carteira de investimentos nesse período e como entender os termos usados no mercado, como o próprio “circuit breaker”.

O objetivo é que os investidores saibam agir nesse momento de crise de acordo com dados e com maior segurança, tomando decisões seguras. Para quem não investe, o curso auxilia nesse processo de conhecer o mercado para se tornar um investidor nesse momento em que as ações estão mais baratas.

“Essa crise pegou todos de surpresa, muitas pessoas estão perdidas e algumas até desesperadas. Nossa missão é promover educação financeira de qualidade para empoderar as pessoas a tomarem as melhores decisões com seu dinheiro”, disse a head da XP Educação Izabella Mattar.

Entre os professores do curso, estão Guilherme Benchimol, CEO da XP (que faz a abertura), Fernando Ferreira, estrategista-chefe, e Ana Laura Magalhães, especialista em investimentos, e Betina Roxo, analista de ações.

O que fazer em momentos de crise

O curso explica o que fazer nesse momento de pandemia se você tem dinheiro investido atualmente, seja em renda fixa, fundos de investimento ou ações. Entretanto, se você quer algumas dicas rápidas, a coisa mais importante é não entrar em pânico.

Os próximos passos certamente dependerão muito de seu objetivo com seus investimentos. Por exemplo, no caso de uma reserva de emergência, no meio de um pandemia é recomendado esperar se você não precisa do dinheiro imediatamente. Porém, ao passar o auge da crise, é válido considerar migrar para a renda fixa; afinal o mercado pode continuar volátil pelos próximos meses.

Por outro lado, se você deseja maior rendimento em um longo prazo, é válido esperar a turbulência passar. Dessa forma, você pode conseguir vender as ações por um preço maior do que você comprou. Se você vai realizar novos investimentos, diversifique sua carteira para diminuir os riscos de perder dinheiro. Lembre-se que o importante é comprar na baixa e vender na alta, e não o contrário.

Sobre a XP Investimentos

Considerada uma das maiores corretoras independentes do Brasil, a XP Investimentos foi fundada em 2001. No ano de 2010, foi a corretora que mais negociou ações na bolsa de valores brasileira. A XP é dona também das empresas Rico e Clear.

No ano passado, foi destaque em portais de notícias pela denúncia de estar usando os algoritmos para oferecer aos clientes negócios que rendessem mais lucros para a corretora do que para os investidores. No mesmo ano, o CEO Guilherme Benchimol recebeu o título de uma das 50 pessoas mais influentes do mundo pela Bloomberg.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Tyler Franta / Unsplash