Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dia dos namorados: golpe do brinde é motivo de alerta

Pensando em fazer suas compras para o Dia dos Namorados? Conheça o “Golpe do Brinde” e veja os cuidados que você precisa tomar para não cair!

Na próxima segunda-feira, o Brasil vai comemorar o Dia dos Namorados. Tradicionalmente, a data movimenta bastante a economia do país, já que é costume presentar o parceiro com produtos dos mais diversos segmentos.

Além do aumento das vendas nas lojas e centros comerciais, os sites e plataformas digitais também ficam mais requisitados. Atualmente, o brasileiro prefere, inclusive, fazer suas compras pela Internet devido à facilidade e praticidade dos processos online.

Com isso, também crescem os riscos relacionados às compras digitais. Como é comum em outras festividades do ano, golpistas e criminosos se aproveitam da data para ganhar dinheiro com páginas falsas, promoções inexistentes, perfis falsos e golpes pelo SMS e WhatsApp.

Golpe do brinde no Dia dos Namorados

Uma das fraudes mais comuns usadas por criminosos em épocas de celebrações é o chamado “Golpe do Brinde”. Como o Dia dos Namorados é uma comemoração onde as pessoas presenteiam as outras, é provável que quadrilhas tentem aplicar golpes como esse. Entenda como ele funciona e fique ligado para não cair.

  • Ao descobrirem seus dados pessoais, os criminosos entram em contato com a vítima, se passando por alguma empresa;
  • Eles dizem que a pessoa ganhou um presente, e oferecem que o produto seja entregue pessoalmente;
  • Um dos golpistas vai ao encontro da vítima, e entrega o “brinde”. Normalmente, se trata de chocolates, flores ou cosméticos;
  • Com o argumento de que são prestadores de serviços, eles cobram “apenas” uma taxa de entrega, que deve ser paga com cartão de crédito;
  • No momento da cobrança, o “entregador” usa uma máquina com visor danificado ou com o valor oculto, e cobra um valor alto, normalmente maior que R$ 1.000.

Outra estratégia que também pode ser usada pelo golpista é a solicitação para inserir a senha no lugar do valor da compra, o que faz com que o criminoso descubra o código do cartão.

Dicas para não cair em golpes no Dia dos Namorados

Para evitar que algo semelhante aconteça com você, existem alguns cuidados que requerem a sua atenção. Por exemplo, nunca clique em links recebidos por SMS ou WhatsApp e sempre pesquise diretamente em um buscador.

Além disso, empresas grandes não se comunicam por e-mails convencionais, então fique ligado no domínio dos endereços de e-mail. Os “presentes” também não são comuns, logo, se alguém lhe oferecer algo que pareça suspeito, não aceite.

Imagem: Tero Vesalainen / shutterstock.com