Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Todos os trabalhadores possuem direito a receber estas taxas e muitos nem sabem

Adicional noturno, insalubridade e periculosidade. Confira 3 direitos que todo trabalhador CLT pode receber se preencher os requisitos

Desde sua criação, a Consolidação das Leis do Trabalho, ou simplesmente CLT, oferece aos trabalhadores brasileiros uma série de benefícios. O problema é que nem todo mundo sabe quais são os direitos que a CLT proporciona.

Alguns destes benefícios são bem famosos, como 13° salário, férias recompensadas e seguro-desemprego. Mas existem outros, a que todo trabalhador tem direito, mas que você talvez não conheça. Então, para saber mais, confira a seguir!

Confira 3 direitos que todo trabalhador CLT pode receber (se tiver dentro dos requisitos)

Dessa forma, o primeiro direito que nem todo trabalhador sabe que tem é o adicional noturno. Nós temos um artigo completo falando sobre ele, mas basicamente trata-se de um valor a mais no salário, pago a todos que trabalham durante o período noturno. Assim, das 22h de um dia até às 5h do dia seguinte. Segundo a lei, é preciso pagar, no mínimo, um adicional de 20% a cada hora trabalhada neste período.

Além disso, outro direito não tão conhecido da CLT é o adicional de insalubridade. Ele é pago para quem exerce uma função insalubre. Ou seja, que traga algum prejuízo físico ou de saúde ao trabalhador. O valor acrescido depende do grau de insalubridade, mas a porcentagem começa em 10% e vai até 40%.

Por fim, a CLT também prevê o chamado adicional de periculosidade. Ele é pago a todo trabalhador que exerce uma função considerada de alto risco ou perigo. Nesse caso, é possível receber um adicional de 30% no salário. Entre as profissões que têm direito a este valor, estão policiais e bombeiros, por exemplo.

Então, se você tiver dúvidas sobre qualquer um desses direitos, converse com o RH da sua empresa e, caso se encaixe nas condições e nos requisitos necessários, exija o cumprimento da lei e da CLT, e o pagamento desses adicionais no seu salário!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com