Está com o nome sujo e não tem como quitar suas dívidas? Enquanto isso, o seu dinheiro do FGTS está lá parado e rendendo menos que a poupança? Existem alguns boatos de que o FGTS pode ser utilizado para pagá-las. Entretanto, será que isso é verdade? Continue a leitura deste artigo e descubra a seguir.

É provável que você também goste:

Você sabia? Nubank libera a NuConta sem consulta ao SPC e Serasa

Banco Inter: mais de 2 milhões de clientes em conta digital sem tarifas

Quando o empréstimo Nubank será lançado para todos os usuários?

É possível usar o dinheiro do FGTS para pagar dívidas e sair do SPC e Serasa?

Uso do FGTS para quitar as dívidas

Alguns anos atrás, o deputado Paulo Bornhausen de SC criou um projeto de lei para que o empregado pudesse utilizar até 40% do seu FGTS para quitar eventuais dívidas e sair do sufoco. Infelizmente, a proposta foi rejeitada e arquivada em 2015, e assim, esta não é uma opção disponível aos inadimplentes. Portanto, diferente do que muitos dizem e pensam, o FGTS não pode ser utilizado para pagar suas dívidas.

Como o dinheiro do FGTS pode ser utilizado

Existe uma série de regras e condições para que o FGTS possa ser sacado, como a demissão por justa causa, diagnóstico de doença grave, aposentadoria, e muito mais.

Contudo, a única possibilidade de uso do FGTS quando o assunto é pagar contas e conseguir dinheiro, é utilizando-o como garantia em empréstimo consignado da Caixa Econômica Federal. Nestes casos, o cliente solicita um empréstimo, e caso não quite as parcelas, o dinheiro é retirado da “poupança” do FGTS. Ademais, são várias regras e só é possível conseguir um empréstimo com o FGTS se você for cliente da Caixa, visto que é a única instituição autorizada para realizar tal transação atualmente.

Como limpar o nome

Apesar do dinheiro do FGTS não poder ser utilizado para quitar suas dívidas, existem outras formas viáveis e acessíveis para limpar o seu nome. Você pode utilizar a plataforma da Serasa Limpa Dívidas, que funciona dentro da plataforma da Serasa Experian. Lá você consegue verificar as suas pendências, gerar um boleto e pagar.

Outra possibilidade é a QueroQuitar, que é uma empresa que pode te auxiliar a quitar as dívidas. Ao contratá-la, ela se torna responsável por negociar suas pendências financeiras diretamente com os bancos. Aliás, com o objetivo de reduzir os valores, abater juros, e conseguir condições especiais de pagamento.

Por fim, fica a dica de elaborar um planejamento financeiro, reduzir os gastos, economizar uma graninha, e então, finalmente quitar aquelas velhas dívidas. Caso queira conferir, dê uma lida neste artigo com algumas dicas para renegociar as dívidas e organizar as finanças.

Enfim, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.