Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renegocie suas dívidas para organizar as finanças

Se você está com dívidas e elas cada vez aumentam mais, você precisa renegociá-las para que sua situação financeira não fique comprometida. Se você não fizer isso, e achar que o melhor é esperar o tempo passar, talvez você fique tendo que pagar a dívida por longos anos. Quando você decidir renegociar suas dívidas, será possível se planejar e, consequentemente, organizar sua vida financeira para conquistar todos os seus objetivos. Confira logo abaixo as dicas e renegocie suas dívidas.

Leia também:

4 novas regras do cheque especial que entraram em vigor e você nem sabia.

Entenda o que vai mudar com a adesão automática ao Cadastro Positivo.

GuiaBolso é seguro?App que organiza finanças agora tem radar de CPF.

Quando o consumidor se endivida, uma das piores consequências é não conseguir mais obter crédito em lugar algum. Seu nome ficará em restrição e será incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC. Tudo isso faz o seu nome ficar sujo, diminuindo o score de crédito e dificultando a liberação de empréstimos, financiamentos e crediários.

Veja algumas dicas para sair da dívida e fazer a renegociação delas mesmo sem dinheiro:

Renegocie suas dívidas para organizar as finanças

1) “Caducar” a dívida é mito

Muitas pessoas acreditam que passado 5 anos da dívida ela é esquecida. Isso não é verdade! O que acontece é que de fato ela é prescrevida, mas isso não significa que ela é esquecida ou apagada. O que acontece é que caso o consumidor não tenha sido cobrado no prazo de cinco anos, ele não poderá receber uma cobrança.

No entanto, a dívida continua existindo mas não poderá ser cobrada na justiça. Embora o seu nome seja retirado do cadastro de proteção ao crédito, bancos e financeiras terão acesso à dívidas vencidas quando consultarem o seu nome. Por isso que o melhor caminho é negociar as dívidas o mais rápido possível.

2) Encare o problema financeiro

Encarar o problema, sem dúvida é uma saída de conseguir se organizar para ter uma saúde financeira mais adequada. Se você ficar esperando melhorar a situação sem agir, a dívida aumentará cada vez mais.

Ao agir você encontrará alguma solução para o seu problema. Portanto, entre em contato com o seu credor para saber como está sua dívida.

3) Avalie a sua situação financeira

Agora que você já sabe o quanto está devendo e as possibilidades de pagamento de sua dívida, agora é a hora de avaliar a sua situação financeira.

Confira os seguintes pontos:

  • O saldo está negativo?
  • Quanto você ganha e costuma gastar por mês?
  • Quais são as contas que você paga mensalmente?
  • Tem empréstimos ou financiamentos em andamento?

Essas perguntas são essenciais para que você consiga definir o quanto poderá direcionar o seu dinheiro por mês para o pagamento da dívida. Anote tudo em um caderno ou uma planilha.

4) Corte os gastos

Ao anotar tudo, você poderá identificar o que pode estar gastando desnecessariamente e que não deixa você ficar com uma vida financeira saudável. Ou seja, as vezes basta que você mude alguns hábitos financeiros para conseguir pagar as dívidas pendentes.

5) Renda extra

Muitas vezes a renda extra poderá lhe salvar no fim do mês. Por isso, é importante você utilizar alguma habilidade sua para aumentar a renda e se organizar financeiramente.

Talvez vender algo que você não esteja mais usando também seja uma saída para sair da crise e aliviar um pouco as finanças.

6) Troque a dívida

Uma alternativa para baixar bastante os juros de dívidas atrasadas é recorrer a um empréstimo pessoal. Tente negociar com alguma instituição financeira um empréstimo com os juros menores e quite todas as suas dívidas.

7) Pague as contas em dia

Depois que você se organizar e começar a ter a consciência de seus gastos, comece a pagar as contas em dia para não chegar ao ponto em que chegou. Assim você evitará mais estress e terá uma vida mais saudável.

8) Faça uma reserva

Se possível, comece a reservar uma parte do salário para poupar. Assim, quando surgir alguma dificuldade você poderá pagar com essa reserva.

Considerações Finais

É muito importante que você renegocie suas dívidas e possa viver uma vida tanto financeira como psicológica mais saudável. É imprescindível zelarmos pelo nosso nome no mercado para conseguir crédito e atingir metas estabelecidas por nós. Portanto, renegocie suas dívidas e evite se endividar ainda mais.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.