Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em quanto tempo o nome fica limpo após pagamento da dívida?

Para quem consegue pagar aquela dívida que estava em atraso, além de um grande alívio, há outro sentimento que pesa, e que traz ansiedade: em quanto tempo o nome fica limpo depois do pagamento? Em suma, ao pagar a dívida, se você consultar, ainda pode estar com o nome sujo. Neste caso, é necessário procurar os seus direitos. Abaixo, confira em quanto tempo o seu dinheiro deve estar limpo.

É provável que você também goste:

Afinal, o CPF na nota aumenta score?

Confira os setores em alta para empreender em 2022

Negativado tem mais chance de conseguir o empréstimo SuperSim

Em quanto tempo o nome fica limpo após pagamento da dívida?

Em suma, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) dá um prazo de 5 dias úteis para o credor tirar a inadimplência do nome do cliente. Sendo assim, a contagem inicia a partir do pagamento da dívida. Entretanto, se você pagar a conta, e em 5 dias ainda não foi atualizado o “status” do seu nome, há mecanismos que podem ser acionados para proteger o consumidor.

Anteriormente, o cliente precisava pedir a retirada do próprio nome e do CPF da negativação depois do pagamento da dívida. Atualmente, essa é uma responsabilidade do credor. Inclusive, ele pode ganhar uma indenização por danos morais.

O primeiro passo, é acionar a empresa. Além disso, junte os comprovantes de pagamento e dados que possam te ajudar. Se necessário, você pode acionar os órgãos como o Procon ou um advogado, para conseguir o seu direito de limpar o nome, após pagar a sua dívida.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: WAYHOME studio/shutterstock.com