Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresas do Simples Nacional precisam ter escrituração contábil?

Empresas do Simples Nacional precisam ter escrituração contábil? Confira.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para quem é empresário, é fundamental estar a par sobre contabilidade, tributação e finanças da sua empresa. Afinal de contas, isso faz parte da organização básica do seu negócio. Além de estar sempre de acordo com a lei, saber essas questões é importante para compreender a situação financeira, e qual a porcentagem de impostos que estão sendo pagos pelo seu empreendimento. Abaixo, confira se as empresas do Simples Nacional precisam ter escrituração contábil.

O que é escrituração contábil?

A escrituração contábil opera como um registro cronológico dos fatos ocorridos na empresa. Sendo assim, é uma técnica de controle do patrimônio de uma empresa, que se baseia no registro cronológico de todos os fatos contábeis que ocorrem em uma organização. Os lançamentos são feitos nos livros que se destinam ao registro de tais operações.

Seja qual for o tamanho ou natureza jurídica da companhia, é importante manter a escrituração contábil atualizada e bem completa com a finalidade de deixar o controle financeiro mais correto, e as decisões administrativas mais assertivas. Sendo assim, a escrituração contábil é obrigatória.

Empresas do Simples Nacional precisam ter escrituração contábil?

Em suma, as empresas do Simples Nacional precisam ter o registro e controle do seu negócio, por meio da escrituração contábil. Isso é feito por meio do Livro Caixa e do Livro de Registro, por exemplo.

O Simples Nacional usa as regras do Lucro Presumido em certo momento. Por exemplo, uma empresa que faturou R$ 100 mil no Simples Nacional. O valor pode ser dividido integralmente, e essa distribuição é isenta do Imposto de Renda para o sócio/titular.

Entretanto, a isenção acontece apenas se houver a escrituração contábil que comprove os dados. Senão, a isenção vai até a faixa de distribuição do limite de presunção do lucro presumido. O valor que excede é o rendimento tributável pela Receita Federal.

De uma forma geral, há muito o que saber sobre a gestão contábil de um empreendimento. O Brasil tem uma quantidade grande de impostos, e cada negócio está sujeito a certa tributação. Por isso, não é tão simples compreender como vão funcionar as regras de escrituração da empresa. O contador é quem auxilia nessas questões.