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Empresas estão cancelando cartões de crédito: o motivo foi revelado

Clientes de algumas das principais instituições financeiras do Brasil estão vendo o cancelamento de cartões de crédito. Entenda o motivo

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Clientes de algumas das principais instituições financeiras do Brasil, como  o Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard já observaram ou vivenciaram a política de cancelamento automático de cartões de crédito. Em muitos casos, respostas automáticas já estão aguardando os clientes.

Um problema bastante enfrentado pelas fintechs é a emissão do cartão de crédito após solicitação do cliente, contudo, sem utilização após o recebimento. Os cartões de crédito sem anuidade são os que mais passam por essas situações. Siga a leitura do texto e entenda melhor o que motiva esses cancelamentos.

Veja o motivo real dos cancelamentos dos cartões de crédito

As empresas de cartões de crédito possuem limites operacionais e esses limites variam de acordo com o porte da instituição emissora. Sendo assim, quando um cliente solicita um limite e não utiliza, impede que outro cliente potencial seja atendido pela mesma. Logo, não faz sentido deixar um limite parado com um consumidor que não utiliza, pois isso gera prejuízo à emissora.

Algumas instituições, como o Santander, fazem esse cancelamento de forma gradativa, iniciando com a redução do limite. Veja agora como evitar o cancelamento do seu cartão de crédito:

  • Utilize seu cartão ao menos 1x por mês;
  • Não deixe seu cartão sem uso por mais de seis meses;
  • Utilize um percentual considerável do seu limite para não haver redução.

Situações que levam ao cancelamento de cartões

É importante destacar também que, ao perceberem inatividade da conta durante 12 meses, as instituições já acionam o cancelamento automático. Confira situações que contribuem para o cancelamento do seu cartão de crédito:

  • Ausência de transações como saque, depósitos e transferências indicam inatividade da conta;
  • Negativação do CPF;
  • Pendências de documentação após prazo estabelecido pela instituição;
  • Documentação errada;
  • Desinteresse comercial;
  • Suspeita de fraude;
  • Descumprimento dos termos de uso.

Logo, para que o cancelamento automático da conta não ocorra, é necessário sempre realizar movimentações na conta, fazendo transações, além de manter os pagamentos das faturas mensais em dia.

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Imagem: Olleg / Shutterstock.com