Empresas estão cancelando cartões de crédito: o motivo foi revelado
Clientes de algumas das principais instituições financeiras do Brasil estão vendo o cancelamento de cartões de crédito. Entenda o motivo
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Clientes de algumas das principais instituições financeiras do Brasil, como o Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard já observaram ou vivenciaram a política de cancelamento automático de cartões de crédito. Em muitos casos, respostas automáticas já estão aguardando os clientes.
Um problema bastante enfrentado pelas fintechs é a emissão do cartão de crédito após solicitação do cliente, contudo, sem utilização após o recebimento. Os cartões de crédito sem anuidade são os que mais passam por essas situações. Siga a leitura do texto e entenda melhor o que motiva esses cancelamentos.
Veja o motivo real dos cancelamentos dos cartões de crédito
As empresas de cartões de crédito possuem limites operacionais e esses limites variam de acordo com o porte da instituição emissora. Sendo assim, quando um cliente solicita um limite e não utiliza, impede que outro cliente potencial seja atendido pela mesma. Logo, não faz sentido deixar um limite parado com um consumidor que não utiliza, pois isso gera prejuízo à emissora.
Algumas instituições, como o Santander, fazem esse cancelamento de forma gradativa, iniciando com a redução do limite. Veja agora como evitar o cancelamento do seu cartão de crédito:
- Utilize seu cartão ao menos 1x por mês;
- Não deixe seu cartão sem uso por mais de seis meses;
- Utilize um percentual considerável do seu limite para não haver redução.
Situações que levam ao cancelamento de cartões
É importante destacar também que, ao perceberem inatividade da conta durante 12 meses, as instituições já acionam o cancelamento automático. Confira situações que contribuem para o cancelamento do seu cartão de crédito:
- Ausência de transações como saque, depósitos e transferências indicam inatividade da conta;
- Negativação do CPF;
- Pendências de documentação após prazo estabelecido pela instituição;
- Documentação errada;
- Desinteresse comercial;
- Suspeita de fraude;
- Descumprimento dos termos de uso.
Logo, para que o cancelamento automático da conta não ocorra, é necessário sempre realizar movimentações na conta, fazendo transações, além de manter os pagamentos das faturas mensais em dia.
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Imagem: Olleg / Shutterstock.com