Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que diz a lei sobre empréstimo com depósito antecipado?

O que diz a lei sobre empréstimo com depósito antecipado? Confira mais sobre essa prática ilegal e fraudulenta e proteja-se!

0

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quando fazemos algum empréstimo, existem muitos pontos a se considerar: taxas de juros, período de pagamento, número de parcelas, entre outras coisas. Contudo, algo que muita gente não sabe é se existe alguma forma, ou melhor, se é possível, fazer empréstimos com depósito antecipado. Mas, isso é legal perante a lei? Então, para tirar suas dúvidas, confira mais a seguir.

O que diz a lei sobre empréstimo com depósito antecipado?

Dessa forma, já respondemos logo de cara que empréstimos com depósito antecipado não são uma prática legal ou reconhecida. De fato, isso nunca deve ser feito, sob nenhuma hipótese. Portanto, nunca deposite nenhum valor a fim de obter um empréstimo ou financiamento de qualquer tipo. Esse tipo de solicitação deixa claro que os produtos financeiros oferecidos são ilegais, ou mesmo que esse empréstimo se trata de uma fraude.

Funciona assim: a empresa onde você pede o empréstimo exige um pagamento antecipado, sem antes assinar um contrato ou liberar o valor acordado em sua conta. Entretanto, logo depois de receber o seu pagamento antecipado, cancela a transação e, em alguns casos, some do mapa. Muita gente usa esse tipo de estratégia para pedir dinheiro, e isso é totalmente ilegal.

Atualmente, existem alguns golpes deste tipo bastante conhecidos. Além da tática de parcela antecipada, alguns criminosos fazem a cobrança do IOF, um imposto obrigatório cobrado em empresas de crédito. Porém, o valor sempre é diluído no próprio parcelamento do empréstimo, e não pago antes de você receber o dinheiro. Outro golpe comum é oferecer seguros para empréstimos, também com pagamento antecipado.

Portanto, sempre desconfie nesses casos, e jamais faça qualquer pagamento antes de receber o dinheiro do empréstimo. O início do pagamento das parcelas é sempre feito depois do dinheiro liberado, e claro, com a presença de um contrato. Na dúvida, não faça.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar