Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Endividamento das famílias registra queda, mas segue em alto patamar

Dados do Banco Central apontam para pequeno recuo no percentual de endividamento das famílias. Clique aqui para saber mais a respeito!

O endividamento assola milhões de famílias em todo o país. Segundo informações divulgadas pela Serasa, são mais de 71 milhões de pessoas nessa condição atualmente. No entanto, de acordo com as estatísticas do Banco Central, houve uma queda no último mês de julho. 

Com base nas Estatísticas Monetária e de Crédito, é possível visualizar uma redução de 0,4 p.p. ao mês e de 2,3 p.p. em 12 meses. Sendo assim, o percentual ficou em 47,8% no período de análise.

Quando se refere à inadimplência em relação ao crédito livre concedido às famílias em agosto, também houve diminuição de 0,1 p.p. no mês e alcançou 6,1%. As taxas de juros, importante fator, registraram queda no mês, mas aumentaram na comparação anual. 

Concessões de crédito para famílias 

No mês de agosto, em aspecto geral, as concessões nominais de crédito chegaram a R$ 543,3 bilhões. Para pessoas físicas, houve um aumento de 0,2% ao mês e de 10,1% no acumulado de 12 meses. Sob esse cenário, a média cobrada pelas taxas de juros registrou queda.

Veja também:

Governo Lula quer lançar novo auxílio em dinheiro no mês de outubro; saiba mais

De julho a agosto deste ano, a taxa média de juros passou de 58,3% a.a. para 57,7% a.a. para as pessoas físicas. No entanto, foi possível observar uma elevação 3,7 p.p. no acumulado de 12 meses. 

De acordo com o Banco Central, um dos principais fatores que explicam o cenário de juros para pessoas físicas foi a redução nas alíquotas cobradas nas modalidades de crédito consignado para beneficiários do INSS (-0,8 p.p.), crédito pessoal para trabalhadores do setor público (- 0,4 p.p.) e crédito pessoal não consignado vinculado à composição de dívidas (-1,8 p.p.).

Mãos de uma pessoa segurando carteira vazia. Ao fundo, várias contas espalhadas e uma calculadora, simbolizando endividamento das famílias revelado pelo Banco Central e Serasa.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Endividamento entre os brasileiros 

Conforme aponta o Mapa da Inadimplência publicado pela Serasa no mês de agosto, o número de brasileiros inadimplentes avançou entre os meses de julho e agosto deste ano. Como exposto acima, são mais de 71 milhões de brasileiros nessa condição. 

Diante do cenário, o percentual da população de todo o país com pendências financeiras chega a 43,88%. Dentre os estados, em determinadas situações, o percentual ultrapassa a casa dos 50%.

Imagem: fizkes / shutterstock.com