Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas dicas vão te ajudar a conseguir um empréstimo

Por vezes, pode ser difícil conseguir a concessão de um empréstimo. Porém, seguindo essas dicas o processo pode ser facilitado!

Quando uma pessoa solicita um empréstimo a uma instituição financeira, essa instituição, através do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do solicitante, tem acesso a seu histórico financeiro. Com isso, uma análise é realizada.

Com a concessão de empréstimos, as pessoas conseguem dar entrada em um imóvel ou em um automóvel, ou mesmo fazer algum outro investimento. Contudo, algumas pessoas podem ter dificuldade para conseguir empréstimos.

Muitos fatores são levados em consideração para que a pessoa consiga o empréstimo. A instituição financeira analisa os riscos de inadimplência antes de conceder qualquer valor. Contudo, há algumas maneiras de facilitar a aprovação de um empréstimo. Saiba como!

Como facilitar a concessão de empréstimos

Como já mencionado, a instituição financeira consegue ter acesso à pontuação score do solicitante do empréstimo. Quando se tem pelo menos 501 pontos no score, fica subentendido que o risco de inadimplência é baixo. A pontuação ideal seria em torno de 700 pontos.

No entanto, atualmente há muitas instituições financeiras que concedem empréstimos mesmo a pessoas negativadas que estão com o nome no Serasa Experiencie ou no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Manter os pagamentos em dia, negociar dívidas e manter os dados atualizados ajudam no alcance de uma boa pontuação score.

O que fazer antes de pegar um empréstimo

Antes de mais nada, é necessário que a pessoa analise seu objetivo. Ou seja, é importante saber claramente o motivo de se pegar um empréstimo. Feito isso, a organização do orçamento é fundamental. Deste modo, a pessoa precisa analisar os riscos e ter a certeza de até quantas vezes o empréstimo pode ser parcelado. 

Essa análise precisa levar os custos, dívidas e despesas em aberto em consideração. Há diversas modalidades de empréstimo. Entre as opções, podemos citar o empréstimo consignado, o empréstimo pessoal, o empréstimo com garantia e o empréstimo com antecipação do décimo terceiro salário.  

Cada modalidade possui condições diferentes, portanto, é necessário avaliar qual seria a opção mais vantajosa capaz de alcançar o objetivo do empréstimo. Antes de aceitar qualquer proposta de empréstimo, é importante que se realize simulações em diferentes instituições para fins comparativos. 

A análise dos possíveis fatores de restrição pode ajudar nesse processo, pois, identificando isso, a probabilidade de êxito aumenta. Por fim, com o empréstimo concedido, antes de finalizar a operação, o cliente deve ler atentamente os termos de adesão para garantir que não haja nenhuma taxa extra.

Imagem: rafapress/shutterstock.com