Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estelionatários de cartões são presos no RJ com carros e joias

Mandados de busca e apreensão estão acontecendo no Rio de Janeiro.

0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), cumpre hoje (10), 11 mandados de busca e apreensão. A operação acontece com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e em parceria com a Polícia Civil. O objetivo é prender estelionatários de cartões de crédito e débito.

É provável que você goste também

8 dicas para não cair em golpes de pagamento pelo WhatsApp

Ao evitar fraudes em pagamentos, Banco Inter adere à tecnologia da IBM

C6 Bank, em parceria com Febraban e BC, dá dicas para não cair em golpes do Pix

Estelionatários de cartões são presos no RJ com carros e joias

Os 11 mandados de busca e apreensão são em endereços ligados a uma organização criminosa. Os mesmos atuam na prática de estelionatos mediante fraudes em máquinas de cartão de crédito e débito. Além disso, fazem receptação qualificada e uso de documentos falsos.

Os mandados, feitos pela 38ª Vara Criminal da Capital estão ocorrendo no Rio de Janeiro, em São Gonçalo e Nova Iguaçu. Nas primeiras horas desta segunda-feira (10), vários itens foram apreendidos, como, por exemplo, 5 veículos, joias, celulares, máquinas de cartão, computadores, televisores, bolsas de grife, relógios e R$ 18,5 mil em dinheiro físico.

A investigação teve início por meio da prisão de um estelionatário. Ao dar informações sobre os golpes, ele informou que usava numerais de cartões de crédito. Assim, o procedimento ocorria em máquinas que não precisavam de apresentação do cartão. Uma pessoa conhecida como “Dom Ratão” fornecia os números para o estelionatário cometer a fraude.

Ao final do processo investigativo, juntou-se ao auto um ofício de uma operadora de cartões. Nesse ofício consta que, desde março de 2020, 15 empresas iniciaram vendas digitais. Entretanto, os proprietários dos estabelecimentos não tinham conhecimento desse fato.

Por meio de uma compra fraudulenta, efetuada em uma loja na Barra da Tijuca, identificaram-se os suspeitos. Por fim, a partir da qualificação de um investigado, bem como das apurações de outras fraudes, a polícia chegou em outros nomes que integram a organização. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: JARIRIYAWAT / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...