Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: evite golpes que prometem saques do FGTS no WhatsApp

Nos últimos dias, um novo golpe vem circulando no App mensageiro WhatsApp prometendo liberar saques de até R$ 1.900 de contas do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Saiba como evitar cair em golpes que prometem saques do FGTS, podendo sofrer prejuízos financeiros nas suas contas ou cartão de crédito.

É provável que você também goste:

Cliente é assaltado duas vezes e Nubank manda sal grosso para ele.

Principais motivos de você não ser aprovado na análise de crédito.

Empréstimo do PagBank: juros até 3 vezes menor e liberação do dinheiro em até 1 dia.

Cuidado: evite golpes que prometem saque do FGTS no WhatsApp

De acordo com a mensagem, quem trabalhou entre os anos de 1998 e 2018 supostamente teriam direito ao benefício de saques de até R$ 1.908 do FGTS. Tanto neste caso, quanto em outras versões do golpe, é necessário que os usuários de Smartphone fiquem atentos para não sair clicando em qualquer mensagem que receber.

O laboratório de segurança da PSafe, que é uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos de segurança digital para o sistema operacional Android, o detectou. Ele acontece da seguinte forma: o usuário recebe a mensagem, é induzido a responder perguntas como “Você está registrado atualmente?” e “É maior de 18 anos?”. Independente das respostas, é aberta uma nova página e confirma o direito de receber o dinheiro. Contudo, para isso é necessário compartilhar a página com os amigos. Antes de mostrar uma suposta lista com nomes de beneficiários.

Entretanto, isso não acontece. Na verdade, o criminoso consegue espalhar a corrente, atingindo um número maior de vítimas do golpe. Os hackers acrescentam mais realismo ao golpe, com comentários de falsos usuários elogiando a promoção.

Como evitar esse tipo de golpe como saques do FGTS?

De acordo com Emílio Simoni, diretor do Dfndr Lab, o objetivo desse golpe é encaminhar o usuário a se cadastrar em serviços de SMS pago.

“A partir do momento em que esse cadastro ocorre, a vítima fica vulnerável a cobranças indevidas”, diz.

“É importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas mencionadas”, afirma Simoni.

Através de nota, a Caixa esclarece que não envia mensagens sobre saques das contas vinculadas ao FGTS.

“A Caixa envia extrato bimestral da conta ativa por correspondência eletrônica e para a residência do trabalhador que realizou essa opção”, diz.

Adicionalmente, a Caixa também informa que disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet. Bem como e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes. Seja por e-mails spam, Whatsapp, sites falsos ou por telefone. Em caso de dúvidas, o trabalhador pode ligar para 0800-726-0207 ou acessar o site.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.