WhatsApp Pay: saiba como ativar para receber pagamentos e pagar com BB, Nubank e Sicredi

0

A novidade da semana, no mundo das fintechs, foi a possibilidade de receber e fazer pagamentos pelo WhatsApp. A notícia chegou primeiro para os clientes Nubank, primeiro banco a se manifestar sobre a parceria com o Facebook Pay, criador do novo sistema de pagamentos. Depois disso, a Cielo também manifestou sobre o fechamento de parceria para pagamentos por meio do WhatsApp. Por fim, além do Nubank, o Banco do Brasil e o Sicredi também informaram que farão parte da novidade.

O anúncio da nova modalidade foi feito nesta segunda-feira (15) pelo WhatsApp, e estará disponível em breve para celulares Android e iPhone (iOS). Assim, por meio do WhatsApp Pagamentos, usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business poderão enviar e receber dinheiro pelo mensageiro com o Facebook Pay. Os primeiros testes foram feitos na Índia, desde o início desse ano, e deve estar disponível gratuitamente para o Brasil ao longo das próximas semanas. Confira, a seguir, tudo o que você ainda precisa saber sobre a novidade.

É provável que você também goste:

Pagamentos pelo WhatsApp serão autorizados em novembro.

Clientes do Nubank agora podem enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp.

O que é o WhatsApp Pagamentos?

Conforme já explicamos, o WhatsApp Pagamentos é a nova modalidade para receber ou fazer pagamentos pelo WhatsApp. Assim, a partir desse recursos, os usuários poderão receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, além de efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas no WhatsApp Business. Tudo de forma extremamente simples. O serviço de transferências será realizado pelo Facebook Pay, entretanto, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para começar a fazer uso do serviço.

O recurso não cobrará taxas de serviços dos usuários, seja para transferências via cartão de débito ou para pagamentos via cartão de crédito/débito. Além disso, é possível consultar os pagamento a qualquer momento, indo na aba “Pagamentos” e em “Ajustes”, no menu de configurações do mensageiro.

Como funciona o WhatsApp Pagamentos?

Para usar o serviço, existem algumas regras. Primeiramente, usuários de contas pessoais podem realizar movimentações de, no máximo, R$ 1 mil reais por transação. Além disso, é possível realizar até 20 transações por dia, com valor de transferência máximo de R$ 5 mil por mês. Como falamos, também não serão cobradas tarifas para fazer pagamentos pelo WhatsApp entre contas pessoais, ou mesmo para compras realizadas em empresas no WhatsApp Business.

Entretanto, no caso das empresas, o sistema muda um pouco. Para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, mas será cobrada uma taxa fixa de processamento por vendas, no valor de 3,99%. Quando feitos esses pagamentos, as transações aparecerão no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro. Dessa forma, usuários podem conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp e ter acesso ao status das transferências, com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

Quais serão as formas de pagamento aceitas?

Para quem quiser fazer pagamentos pelo WhatsApp, é possível fazer uso de cartões de crédito ou débito com bandeiras Visa ou Mastercard. Até o momento, conforme já adiantamos, os bancos participantes são Nubank, Banco do Brasil e, por fim, o Sicredi, incluindo também sua conta digital, a Woop. Lembrando, também, que as transferências entre usuários de contas pessoais só poderão ser realizadas por meio de cartões de débito.

Assim, cartões de crédito poderão ser utilizados apenas para fazer pagamentos pelo WhatsApp pelas empresas que usam o WhatsApp Business. Nesse caso, o Facebook Pay deve estar configurado para “Receber pagamentos por vendas. Também não será possível realizar transferências pelo WhatsApp Web ou WhatsApp para computador.

Mas, afinal, como faço para fazer pagamentos pelo WhatsApp?

Por fim, agora que você entende mais sobre o sistema, é hora de aprender, afinal, como você pode fazer pagamentos pelo WhatsApp. Para isso, basta configurar o Facebook Pay no seu aplicativo. Em seguida, toque sobre o clipe de anexar e, em “Pagamentos”, adicione o valor referente para enviar ou pagar. Caso deseje, você também poderá inserir uma descrição para o pagamento, que pode ajudar você em seu controle financeiro. Por fim, para finalizar a transferência, toque sobre “Pagar” e confirme o seu PIN do Facebook Pay.

Além disso, também será possível enviar ou solicitar pagamentos em grupos. Nesses casos, é preciso lembrar que todos os membros terão acesso às informações sobre o pagamento, incluindo o valor. Assim, para pagamentos privados, o melhor é usar as conversas privadas. Entretanto, para configurar seu aplicativo e começar a fazer pagamentos pelo WhatsApp, é preciso esperar que o recurso esteja disponível no Brasil, o que ocorrerá gradualmente nas próximas semanas.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Daniel Constante via shutterstock.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar