Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Futuro do trabalho: como ele será?

A tecnologia se tornou um ponto estrutural dessa reengenharia no mundo corporativo e pode ser a chave do futuro do trabalho.

Você já parou para pensar em qual será o futuro do trabalho? Em suma, com o avanço da tecnologia e, principalmente, com o surgimento da pandemia, as relações e formas de trabalho entraram em discussão.

Inclusive, uma tendência está ganhando espaço: o home-office, o qual até hoje faz parte do dia a dia de muitos trabalhadores.

Seja em um modelo totalmente home-office ou híbrido, a partir dessa nova tendência, as empresas podem recrutar profissionais dos mais diferentes locais do mundo. E é nesse modelo que a tecnologia vem ganhando destaque.

O que esperar do futuro do trabalho?

De acordo com uma pesquisa feita entre 288 executivos C-Level e os seus subordinados diretos, quase 60% das companhias tem pelo menos um profissional em tecnologia. E esse talento trabalha em um modelo remoto e sem fronteiras. Além disso, conforme o levantamento da Gartner, esse número é o dobro do visto há 3 anos.

Atualmente, a tecnologia se tornou um ponto estrutural dessa reengenharia no mundo corporativo e pode ser a chave do futuro do trabalho.

A partir da aceleração de projetos de cloud, assim como de TI híbrida e virtualização, a pandemia fez as empresas refletirem sobre como valorizar e preservar a qualidade de vida do trabalhador.

Em suma, as plataformas de virtualização de dados ofertam um controle mais eficiente para regular o acesso, bem como restringir as solicitações por tempo, hierarquia e tipo de demanda.

Além disso, a tecnologia permite processos mais eficientes e redução de custos. Paralelo a isso, há sempre um ambiente seguro, que permite a flexibilidade das estações de trabalho.

Então, um escritório físico não é mais necessário?

Sim, ele é necessário! Porém, ele vai se tornar cada vez mais um ambiente de eventos. Sendo assim, ele deve preservar as políticas de hospitalidade e de experiências. Assim, o escritório deve promover a união entre equipes, parceiros e clientes, por meio de atividades em grupo e reuniões.

Sendo assim, para o futuro do trabalho, a tendência é estar ativo, independente de onde estiver. Por fim, é por meio da flexibilidade e liberdade de escolha que devem ser construídos os pilares políticos que beneficiam as novas gerações.

Imagem: Gorodenkoff / shutterstock.com