Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

GAS consultoria vai à falência e 127 mil investidores ficam a ver navios

Clientes foram ludibriados com promessas de rendimentos fixos e mensais na ordem de 10% pela GAS consultoria. Confira detalhes

A 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro antecipou os efeitos da falência da GAS consultoria. Dessa forma, a decisão da magistrada Maria da Penha Nobre Mauro sepulta de vez a tentativa de recuperação judicial da empresa do “Faraó dos Bitcoins”.

Atualmente, Glaidson Acácio dos Santos, que atende pela alcunha, encontra-se no Presídio Federal de Catanduvas, localizado no Paraná. Anteriormente, em agosto de 2021, ele foi preso na Operação Kriptos, e foi acusado de liderar um esquema de pirâmide financeira milionário.

Assim, o crime era cometido sob a fachada de um pretenso negócio de criptomoedas. Segundo o G1, a Polícia Federal estima que ao menos 300 mil pessoas investiram dinheiro na GAS consultoria na expectativa de um rendimento fixo mensal de 10%.

Decisão em ação iniciada em Cabo Frio considera dados da CVM

De acordo com o jornal O Globo, a decisão da juíza considerou, principalmente, um relatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Conforme o documento, a GAS consultoria praticou operação fraudulenta no mercado.

Dessa forma, a titular da 5ª Vara atendeu ao pedido de falência feito no âmbito de uma ação ajuizada originalmente em Cabo Frio. Depois disso, o processo acabou sendo transferido para a unidade do Rio de Janeiro.

Agora, analistas consultados pelo G1 avaliam que os investidores da GAS consultoria serão os últimos a serem pagos. Ou seja, dívidas trabalhistas e com o fisco são prioridade. Por fim, o cadastramento judicial aponta que a empresa conta com cerda de 127 mil credores.

Qual a dívida estimada da GAS consultoria?

Primordialmente, os gestores da massa falida, liderados pelo Escritório Zveiter, atuam para rastrear ativos e ressarcir quem tem direito. Em suma, a dívida total da GAS consultoria está estimada em R$ 9,9 bilhões.

Por último, O Globo publicou uma série de orientações quanto ao material que precisa ser apresentado pelos investidores da empresa para que esses sejam considerados credores de fato. São eles:

  • Comprovantes de depósito dos valores investidos;
  • Contrato assinado com a empresa;
  • E as notas promissórias assinadas por Mirelis Zerpa, mulher do “Faraó dos Bitcoins”, uma vez que era a responsável pela emissão do documento.

Imagem: Serhii Yevdokymov / shutterstock.com