Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes do Desenrola: saiba como identificá-los e se proteger

Os golpes com o nome do Desenrola Brasil estão cada vez mais comuns. Por isso, é necessário ter alguns cuidados para se proteger. Confira!

O Desenrola Brasil é um programa do Governo Federal que oferece aos cidadãos a oportunidade de “limpar” o nome com descontos na renegociação de dívidas. Contudo, o programa também têm sido usado como forma de praticar golpes e roubar dados e dinheiro de várias pessoas.

O projeto está sendo alvo de golpistas que se aproveitam do nome Desenrola Brasil para obter informações pessoais e realizar transações financeiras ilegais. Os criminosos utilizam diversas técnicas para os golpes que enganam os cidadãos, por isso é importante ter alguns cuidados. Confira!

Golpes do Desenrola Brasil: como se proteger?

mãos no teclado do laptop e um alerta na cor vermelha, alertando algum perigo na rede
Imagem: Pungu x / Shutterstock.com

A principal forma de aplicar golpes com o Desenrola Brasil é através de dispositivos móveis, redes sociais e e-mails que prometem a renegociação de dívidas. Além disso, golpistas redirecionam as vítimas para páginas fraudulentas, ou induzem a instalação de softwares maliciosos em dispositivos eletrônicos.

Veja também: Banco Central faz alerta sobre golpe do Pix pelo WhatsApp: ‘não transfira’

Por isso, o próprio Governo Federal já se manifestou sobre os golpes e reiterou que a renegociação de dívidas, durante a fase atual do Desenrola Brasil, é realizada exclusivamente pela plataforma oficial do programa: www.desenrola.gov.br.

Assim, para se proteger, é necessário ter atenção. Quaisquer ofertas realizadas em outros sites ou mensagens suspeitas com o nome do programa devem ser desconsideradas e denunciadas.

O que é o programa Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil é desenvolvido pela Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda e tem como principal objetivo enfrentar a crise de inadimplência gerada pela pandemia. A iniciativa busca realizar um mutirão de renegociação de dívidas para remover nomes das listas de negativados.

O acesso à plataforma para renegociar dívidas requer cadastro prévio no portal GOV.BR. Além disso, para conferir as propostas de renegociação disponíveis, é necessário ter uma conta de nível prata ou ouro.

Imagem: Varavin88/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital