Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas estão aplicando novo golpe da Black Friday pelo Pix! Saiba como se proteger

Novo golpe da Black Friday está sendo aplicado pelo Pix. Entenda como funciona e saiba como se proteger

Em época de Black Friday, os golpes vêm aumentando significativamente. E esse número só cresce quando falamos de pagamentos e ofertas que envolvem Pix.

Sendo um método de pagamento fácil e prático, muitos criminosos se utilizam disso para roubar dados de consumidores e aplicar um golpe através de sites fajutos. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como se proteger desse golpe, bem como de muitos outros.

Como o golpe do Pix funciona

Uma das formas mais comuns de aplicação desse golpe é através de sites e páginas falsas. São disponibilizados links enganosos que levam direto para a página de pagamento, em que é possível roubar dados de consumidores e vender produtos falsos.

Essa prática cresce na Black Friday, com ofertas de produtos com preço baixo, mas que na maioria das vezes não existem.

Como se proteger

Para se proteger, é preciso estar atento a todas as ofertas, como também prestar atenção nas lojas e nos sites que disponibilizam as promoções duvidosas. Confira:

Atenção a sites, promoções e ofertas

O primeiro passo é saber identificar sites duvidosos e promoções que podem não ser verídicas. Para isso, é importe averiguar a segurança do site em questão e a maneira como aquela oferta foi descrita.

Além disso, para ter certeza de que aquele site não irá roubar nenhum dado seu e que é confiável, é possível verificar se há um cadeado no canto superior esquerdo, ao lado da barra de endereço, que indica confiabilidade.

QR Code na hora do Pix

É crucial que haja muita atenção no momento de finalizar a transferência e fazer o Pix. Por isso, uma forma de evitar golpes é solicitar que a empresa gere um QR Code para o pagamento. Através dele, as informações são inseridas automaticamente no aplicativo do banco, facilitando a averiguação da veracidade dos dados.

Segurança redobrada

A verificação de duas etapas ou autenticação de dois fatores é uma ferramenta importante para evitar fraudes e para que exista uma camada extra de segurança impedindo que seu acesso seja comprometido.

Devolução do dinheiro e ressarcimento de golpes

No aniversário de um ano do Pix, foi implementado o Mecanismo Especial de Devolução. Através do mecanismo, o ressarcimento para vítimas de fraudes ou de falhas em instituições financeiras é agilizado, facilitando a recuperação de valores perdidos em golpes e fraudes.

Sendo assim, é possível solicitar em até 90 dias o ressarcimento do valor, dependendo da instituição e também das regras de cada uma.

Imagem: rafapress/shutterstock.com