Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas utilizam o nome do programa Desenrola para enganar os brasileiros

Criminosos estão vinculando notícias falsas sobre o novo programa de renegociações do governo. Confira e não caia no golpe!

Os golpes via internet têm acontecido em números cada vez maiores. Agora, a fraude da vez envolve o programa de renegociação de dívidas do governo federal que ainda nem foi lançado oficialmente, o Desenrola.

O início do projeto está programado apenas para a semana que vem, mas já há criminosos espalhando notícias falsas e fazendo vítimas com o nome do programa. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Golpistas usam o Desenrola para fazer novas vítimas

Uma notícia falsa com um vídeo do jornal da TV Cultura está circulando nas redes sociais. Ele é erroneamente vinculado ao site do Jornal Nacional com o título: “Desenrola Brasil: O Programa está acontecendo nessa semana, perdoando dívidas com 99% de descontos”.

A descrição da “reportagem” ainda diz que o novo programa do governo vai garantir a quitação de débitos com 99% de desconto e que ela é feita de forma 100% online. Em seguida, um link com os dizeres “Toque em Saiba mais e realize sua consulta” aparece, induzindo as pessoas a clicarem e caírem no golpe.

O vídeo vinculado à notícia falsa pega trechos exibidos nos jornais da TV Cultura e da Band na época da divulgação do Feirão Serasa de 2021. As informações, portanto, não condizem com o novo programa do governo.

O que é o Desenrola?

O Desenrola é um programa de renegociações do governo federal que visa destravar os créditos de pessoas inadimplentes no país. Ele começará a valer a partir da próxima segunda-feira, 17. A primeira fase priorizará as dívidas bancárias. Já na segunda, pessoas com dívidas de até R$ 100 em instituições financeiras terão os seus nomes limpos automaticamente.

Também entrarão em vigor medidas para que os que recebem até R$ 20 mil em renda renegociem suas dívidas com bancos a fim de encontrar as condições mais vantajosas. O governo oferecerá estímulos às instituições financeiras, como o reconhecimento de créditos tributários em balanço.

Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital