Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo faz importante comunicado sobre consignado do Bolsa FamĂ­lia; veja

Após decisão do STF sobre o empréstimo consignado do Bolsa Família, o governo federal se pronunciou acerca da linha de crédito. Confira!

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins⏱ 2 min de leitura
Uma mĂŁo segurando um celular com o aplicativo do Bolsa FamĂ­lia aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site do programa aberto

Na Ășltima terça-feira (12), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os beneficiĂĄrios de programas sociais de transferĂȘncia de renda, como Bolsa FamĂ­lia e BenefĂ­cio de Prestação Continuada (BPC), de acordo com a Constituição Nacional, podem contratar emprĂ©stimos consignados.

No entanto, o governo federal, por meio da Lei nÂș 14.601, que recriou o Bolsa FamĂ­lia, vedou a concessĂŁo de emprĂ©stimo consignado aos beneficiĂĄrios do Bolsa FamĂ­lia. Em 2022, em meio a crĂ­ticas, o governo de Jair Bolsonaro (PL) autorizou a linha de crĂ©dito. Veja mais detalhes!

Bolsa Família é para alimentação

De acordo com o ministro do Desenvolvimento e AssistĂȘncia Social, FamĂ­lia e Combate Ă  Fome, Wellington Dias (PT), o principal objetivo do Bolsa FamĂ­lia Ă© que os beneficiĂĄrios utilizem os recursos para alimentação. Dessa forma, o benefĂ­cio nĂŁo pode ser comprometido com juros e encargos.

Veja também:

Governo Lula retoma programa de investimentos extinto no governo Bolsonaro

Portanto, segundo Dias, o programa de transferĂȘncia de renda nĂŁo Ă© um salĂĄrio. Mas sim, um programa de transferĂȘncia de renda disponibilizado a famĂ­lias em situação de vulnerabilidade social. AlĂ©m disso, o ministro ainda afirmou que o benefĂ­cio atende famĂ­lias abaixo da linha da pobreza.

Imagem de um cartĂŁo do Bolsa FamĂ­lia sobre vĂĄrias notas de R$100 em formato de leque
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Empréstimo consignado do programa social

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Enfim, o Decreto nÂș 11.170, de 11 de agosto de 2022, criou o emprĂ©stimo consignado do programa social no dia 11 de agosto de 2022. Isso possibilitou que houvesse desconto para fins de amortização de emprĂ©stimos e financiamentos do AuxĂ­lio Brasil (atual Bolsa FamĂ­lia).

Contudo, no dia 2 de março deste ano, o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) publicou a Medida ProvisĂłria nÂș 1.164. Assim, em junho, o Congresso Nacional converteu a medida na Lei nÂș 14.601, instituindo o novo Bolsa FamĂ­lia e revogando definitivamente o artigo que prevĂȘ o consignado do programa social. Todavia, vale destacar que a PrevidĂȘncia Social manteve o consignado do BPC.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins Ă© formada em Tecnologia em GestĂŁo Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de SĂŁo Paulo e tambĂ©m graduada em Pedagogia pela Universidade de MarĂ­lia. Com uma base sĂłlida em educação e gestĂŁo, alia conhecimento tĂ©cnico e sensibilidade didĂĄtica para contribuir com conteĂșdos informativos, acessĂ­veis e confiĂĄveis no portal Seu CrĂ©dito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços pĂșblicos.

Topicos relacionados