Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Hackers desviam dinheiro via Pix; saiba como se proteger e evitar o golpe

Ação de hackers que desviam dinheiro do método de pagamento instantâneo é observada desde 2022. Entenda sobre o golpe e como se proteger!febraban

Novo golpe do Pix? Hackers desviam dinheiro do método de pagamento instantâneo e situação acende alerta entre usuários da ferramenta. Segundo as informações, os cibercriminosos estariam fazendo uso de vírus para a ação.

A estratégia dos hackers começou a ser observada ainda em 2022, mas foi neste ano que ganhou força. Desse modo, siga na leitura e saiba como se proteger da ação dos golpistas.

Golpe aplicado por hackers desvia dinheiro do Pix

Não é novidade para ninguém que o Pix foi amplamente aderido pela população brasileira. Dados do Febraban (Federação Brasileira de Bancos) apontam que cerca de 88,7 milhões de pessoas no país já usam a ferramenta de pagamento instantâneo. 

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

No entanto, essas informações passam a preocupar quando o número de golpes aplicados também aumentam. Entre as ações que têm se popularizado entre os golpistas está o desvio de transações via Pix. Para isso, os cibercriminosos fazem uso dos chamados trojans, popularmente conhecidos como “cavalos de Tróia”. 

Veja também:

R$ 33 bilhões! Herança de famoso político tem destino definido

Dados divulgadas pela empresa de cibersegurança Apura, revelam que foram identificadas pelo menos seis grupos dos vírus que têm como alvo as movimentações via Pix. Na ação com os malwares, os golpistas conseguem desviar os valores em transações e, assim, roubar o dinheiro das vítimas.

Saiba como se proteger da ação dos golpistas

Enquanto as instituições financeiras e o Banco Central (BC) desempenham constantes esforços para que o Pix funcione com o máximo de eficiência e segurança, há também diferentes maneiras do usuário evitar ser mais uma vítima de golpes financeiros por Pix. Confira a seguir algumas dicas de como se proteger: 

  • Atualize sempre o sistema operacional do seu aparelho;
  • Não realize download de aplicativos que estão fora de lojas como a Play Store ou App Store;
  • Tenha um antivírus de confiança e não esqueça das atualizações;
  • Certifique-se de que está utilizando o aplicativo original do banco;
  • Esteja atento a possíveis phishings, a links que pareçam suspeitos e a mensagens apelativas; pode ser uma estratégia de golpe para roubar seus dados sensíveis.

Imagem: chingyunsong / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital